Links da semana

Scott Pilgrim e Ramona Flowers na SP Comic Fair.

Se você mora em São Paulo, uma boa notícia: a seção Circulante da Biblioteca Mário de Andrade reabriu hoje, com mais de 42 mil livros que podem ser consultados ou emprestados. Veja a programação de abertura aqui.

Para quem gosta de ouvir a voz de escritores, a Universidade de Virgínia disponibilizou diversos trechos das aulas de Faulkner na instituição entre 1957 e 1958. Vinte autores, entre eles Orhan Pamuk e T.S. Eliot, lêem trechos de livros — os seus próprios ou de outras pessoas. E David Foster Wallace fala sobre arte, cultura pop e mais no The Takeaway.

O blog Casmurros tem um bom post sobre Raymond Carver. Uma edição com 68 contos do autor americano será publicada pela Companhia no final de agosto.

O quadrinista Rafael Coutinho deu uma entrevista para o site Puro Pop, e Lourenço Mutarelli estará na Itiban Comic Shop, em Curitiba, nesta sexta-feira.

A adaptação cinematográfica americana de Os homens que não amavam as mulheres ainda não escolheu sua Lisbeth, mas já ganhou previsão de estreia: dezembro de 2011.

Almir de Freitas mostra em seu blog moleskines de vários ilustradores, a revista Zupi tem fotos de esculturas feitas com livros, e o blog Quero morar em uma livraria sugere um marcador de páginas luminoso.

O escritor Joca Terron fez em seu blog um Dicionário Bolaño, com trechos de depoimentos do escritor sobre diversos assuntos. No blog Meia palavra você lê uma resenha da primeira parte de 2666.

Salman Rushdie, que vem para a Flip deste ano, diz que está escrevendo um livro sobre a década que passou fugindo por causa da sentença de morte que recebeu do Irã após publicar Os versos satânicos.

Em seu blog, Pedrita falou de Cisnes selvagens, de Jung Chang, e o Mundo Livro tem uma resenha de O acidente, de Ismail Kadaré.

Petê Rissatti entrevista em seu site João Azenha Júnior, professor de Linguística da USP e tradutor de, entre outros, O mundo de Sofia. A Luciana resenhou O pássaro raro, também de Jostein Gaarder — que, aliás, vai participar da Bienal do Livro de São Paulo no mês que vem para lançar seu novo livro, O castelo nos Pirineus.

Uma polêmica ronda cofres até hoje não abertos com materiais pertencentes a Kafka, e 27 livros de contos de autores do Rio Grande do Sul disputam o Campeonato Gaúcho de Literatura.

No site Artilharia Cultural, Tauil resenha Essa história está diferente. Lima Neto leu A humilhação, de Philip Roth, e a Carla fala da biografia Olga no blog Homem Nerd.

Para terminar, Tony Bellotto, nosso colunista de sexta-feira, respondeu 10 perguntas e meia, e a jornalista Raquel Cozer desabafa em seu blog sobre o problema de trabalhar rodeada de livros.

  • Facebook
  • Twitter
  • del.icio.us
  • Tumblr
  • Digg
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • MySpace
  • Netvibes
  • Reddit
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • RSS

3 Comentários

  1. Thiago Lins disse:

    Genial o “Dicionário Bolaño”.

    O item “livros” só deixa ainda mais claro que estamos em boa companhia lendo o cara. Uma Maga mais uma Nadja certamente deve parir uma Liz Norton oscilando entre Paris e Madri.

    E sempre bom ouvir a voz do bigodudo estoico Faulkner, o homem que não sabia quem era Clark Gable.

  2. rody cáceres disse:

    Nossa! Quantas opções. Pena que a correria do dia a dia não me permite experimentar tudo…em alguns mmomentos odeio o Bauman…

  3. [...] This post was mentioned on Twitter by Anica, Felippe Etcetera, Taize Odelli, Mitie Taketani Utrab, Companhia das Letras and others. Companhia das Letras said: Nos links da semana: a autobiografia de Salman Rushdie, esculturas de livros e uma entrevista com @raffa_coutinho: http://bit.ly/aOSdHx [...]

Deixe seu comentário...