12 livros para o Dia dos Pais

07/08/2017

Assim como no Dia das Mães, do Amigo, do Leitor, um livro sempre é um ótimo presente para dar a quem você ama. No Dia dos Pais não seria diferente. Na lista a seguir, indicamos leituras de todos os gêneros e autores para você presentear nesta data especial. Confira!

1. Z: a cidade perdida, de David Grann

Uma história real e incrível pode ser uma leitura certeira: em Z: a cidade perdida, o jornalista David Grann investiga "o maior mistério envolvendo as explorações do século XX". Nos anos 1920, o explorador britânico Percy Fawcett desapareceu na selva amazônica durante uma viagem em busca da mítica cidade de Eldorado. O destino de Fawcett tornou-se uma obsessão para centenas de viajantes que o seguiram pela selva impenetrável. Durante décadas, cientistas e aventureiros procuraram por vestígios da expedição de Fawcett e da cidade perdida de Z. Muitos pereceram, enlouquecidos ou capturados por tribos hostis. Assim como as gerações que o precederam, David Grann acabou atraído pelo "inferno verde" da floresta. Sua busca pela verdade e suas revelações sobre o destino de Z compõem o cerne dessa envolvente aventura. Z: a cidade perdida ganhou uma adaptação para os cinemas neste ano com direção de James Gray.

2. O poder do hábito, de Charles Duhigg

Para pais sempre em busca do sucesso, a dica é O poder do hábito, de Charles Duhigg. Neste livro, o autor mostra que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam - e como podemos transformá-los. Ele utiliza diversos casos para mostrar como essas pessoas e empresas conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas e tiveram êxito transformando seus hábitos.

3. Correr, de Drauzio Varella

Para pais saudáveis, dê Correr de presente! Corredor e maratonista há mais de vinte anos, Drauzio Varella escreve sobre o hábito que lhe dá paz de espírito para enfrentar os deveres da vida de médico, escritor e voluntário. Ele conta como e por que decidiu espantar o sedentarismo; relata o desafio da primeira maratona; nos dá um panorama da história das corridas desde sua suposta origem na Grécia antiga; oferece informações médicas sobre a prática; e, de quebra, nos leva de “carona” num passeio sensível pela alma humana. Leitura indispensável para corredores e para incentivar futuros corredores.

4. Tempos vividos, sonhados e perdidosTostão

Qualquer fã de futebol vai curtir a leitura do livro de Tostão. Um dos maiores jogadores de todos os tempos, Tostão foi sempre um ponto fora da curva no esporte brasileiro. Leitor voraz, médico e professor, é um dos poucos atletas que se dedicaram a refletir sobre o futebol. Seja como comentarista ou cronista, suas observações sempre foram muito além do desempenho deste ou daquele jogador. Em Tempos vividos, sonhados e perdidos, ele revê as últimas seis décadas do futebol brasileiro à luz de uma vida dedicada a pensar o esporte. Mais do que uma autobiografia, o livro é um passeio pelos temas e ideias que Tostão cultivou, e dá ao leitor um acesso único não apenas ao jogador, mas também ao espectador, ao torcedor e ao fã.

5. O fim do homem soviético, de Svetlana Aleksiévitch

Svetlana Aleksiévitch apresenta um olhar diferente de importantes eventos históricos, por isso o último livro lançado no Brasil da Nobel de Literatura é uma ótima leitura para quem gosta de história e grandes reportagens. Em O fim do homem soviético, Svetlana Aleksiévitch examina a vida das pessoas afetadas pela queda do Império Soviético. Em cada personagem está um pouco da história russa - a mãe cuja filha morreu em um atentado; a antiga funcionária do Partido Comunista que coleciona carteiras abandonadas de ex-filiados; o velho militante que passou dez anos em um campo de trabalhos forçados. O livro traz um painel fantástico de russos de todas as idades que se movem entre a possibilidade de uma vida diferente e a derrocada da sociedade que conhecem.

6. O melhor do humor brasileiro, de Flávio Moreira da Costa (Org.)

De relatos e poemas anônimos dos primórdios da nossa colonização aos grandes nomes do humor atual, O melhor do humor brasileiro é um passeio delicioso e instrutivo pelo olhar brasileiro mais sardônico. Os textos (crônicas, contos, poemas, trechos espertos de peças teatrais e de romances) contam o acidentado percurso do riso em nossa literatura. Modalidade vista às vezes com algum preconceito pelos letrados mais circunspectos, o humor tem se mostrado uma das forças-motrizes mais vitais e revigorantes das letras brasileiras. Muito deboche e inteligência ao longo de mais de 500 anos.

7. O livro das citações, de Eduardo Giannetti

Leitura inspiradora e cheia de ideias é O livro das citações, de Eduardo Giannetti. Fruto de um trabalho de pesquisa de mais de três décadas, este livro reúne frases de pensadores, filósofos e escritores, formando um vivo panorama intelectual dos últimos 2500 anos. Servindo-se com habilidade de milhares de fragmentos e fazendo da disposição ordenada dessa multiplicidade de trechos a matéria-prima de uma obra original, Giannetti oferece ao leitor nada menos que um cosmos vivo de citações.

8. Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva

Em 1971, o deputado Rubens Paiva, pai de Marcelo Rubens Paiva, foi preso por agentes da ditadura, torturado e morto. Eunice Paiva, casada com o deputado, teve que criar seus filhos sozinhos desde então, sempre à procura do marido desaparecido. Em meio à dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas. Nunca chorou na frente das câmeras. Ao falar de Eunice, e de sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento negro da história recente brasileira para contar - e tentar entender - o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971.

9. Da minha terra à Terra, de Sebastião Salgado

Seu pai gosta de fotografia? Da minha terra à Terra é uma leitura imprescindível sobre um dos maiores fotógrafos brasileiros: Sebastião Salgado. Neste livro, ele conta pela primeira vez a sua história e seus pensamentos, passando pelas raízes políticas, éticas e existenciais de seu engajamento fotográfico. Seu talento como narrador surpreende, mostrando a autenticidade de um homem que sabe como poucos combinar militância, profissionalismo, talento e generosidade.

10. O homem que comeu de tudode Jeffrey Steingarten

Um livro diferente para pais que gostam de gastronomia. O homem que comeu de tudo é uma antologia dos artigos do temido e festejado crítico gastronômico da Vogue americana. Como a personalidade do autor, o conjunto é heterogêneo: livro de receitas, relato de viagens, crônica de costumes... Steingarten é o homem que comeu de tudo e sobreviveu para contar - neste livro divertido e impiedosamente irônico.

11. Os cem melhores contos brasileiros do século, de Italo Moriconi (Org.)

Para fãs da literatura breve, Italo Moriconi garimpou os cem melhores textos do gênero produzidos no Brasil ao longo do século XX. Um trabalho que deixa de lado os rígidos critérios acadêmicos e é pautado somente pela qualidade e sabor dessas pequenas obras-primas. Os cem melhores contos brasileiros do século é um passeio pela mais deliciosa e contundente ficção curta produzida no Brasil entre 1900 e o fim dos anos 1990. Uma antologia capaz de traduzir as mudanças do país e as inquietações de várias gerações de brasileiros, em cem anos de produção literária.

12. Sócratesde Tom Cardoso

Encerrando a lista, indicamos Sócrates, biografia escrita por Tom Cardoso. Ídolo do Corinthians, capitão da mítica Seleção da Copa de 1982, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira deixou sua marca também fora dos gramados. O futebol era pequeno demais para a grandeza de suas ideias, e ele se engajou intensamente na vida pública do país. Formado em Medicina, foi, ao lado de nomes como Wladimir e Casagrande, um dos líderes da Democracia Corintiana, movimento com repercussões políticas, esportivas, sociais e culturais. Em Sócrates, Tom Cardoso conta a história e as histórias do jogador mais original do futebol brasileiro.

Gostou das indicações? Estes e mais títulos do catálogo do Grupo Companhia das Letras estão na nossa promoção do Dia dos Pais. Aproveite! 

 
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog