Carol Bensimon ganha o 60º Prêmio Jabuti de Melhor Romance

08/11/2018

 

Dois livros do Grupo Companhia das Letras foram laureados com o 60º Prêmio Jabuti na noite desta quinta-feira, 8 de novembro.

O clube dos jardineiros de fumaça, da escritora gaúcha Carol Bensimon, foi o vencedor na categoria Romance. Outros três livros da editora concorriam na mesma categoria: Noite dentro da noite, de Joca Reiners Terron; Pai, pai, de João Silvério Trevisan; e Roupas sujas, de Leonardo Brasiliense. Ambientado na Califórnia e tendo como pano de fundo a descriminalização da maconha, O clube dos jardineiros de fumaça é um retrato magistral da geração hippie. Clique aqui e leia um trecho do livro.

Já a edição americana de Fim, de Fernanda Torres, venceu como Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Traduzido por Alison Entrekin, The End foi publicado pela Restless Books nos Estados Unidos. Conheça a edição. Também concorriam na categoria outros três livros da editora — clique aqui e conheça os 22 finalistas do Grupo Companhia das Letras.

 

Conheça O clube dos jardineiros de fumaça

Em um cenário formado por coníferas milenares, estradas sinuosas e falésias, a região californiana do Triângulo da Esmeralda concentra a maior produção de maconha dos Estados Unidos. É lá que o jovem professor brasileiro Arthur busca recomeçar a vida, depois dos acontecimentos que o levaram a deixar Porto Alegre. Aos poucos, ele se insere na dinâmica local e passa a fazer parte de uma história que começa com a contracultura dos anos 1960 e se estende até o presente.
À vida de Arthur e daqueles com quem estabelece vínculos — o atormentado Dusk, a solitária Sylvia, a indecisa Tamara — mistura-se a de personagens reais que participaram do embate que levou à descriminalização do uso da maconha, fazendo deste um poderoso romance panorâmico. Cruzando história e ficção, com uma linguagem original e ousada, a meio caminho entre Brasil e Estados Unidos, Carol Bensimon compõe em O clube dos jardineiros de fumaça um brilhante retrato da geração hippie e de seu legado.

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog