Descontos Necessários: Companhia das Letras lança campanha que usa livros contra as fake news

18/02/2019

Em 21 lições para o século 21, seu mais recente livro, o historiador e pensador Yuval Noah Harari questiona se devemos ficar impassíveis diante fenômeno das fake news: “Deveríamos então desistir e declarar que a busca humana por entender a verdade e encontrar a justiça fracassou? Entramos oficialmente na era da pós verdade?”.

Segundo o autor, seremos engolidos pelas mentiras disseminadas nas redes se não nos mobilizarmos contra isso. Para ajudar a combater as fake news, a desinformação e a propagação de posts com dados errados nas redes sociais, a Companhia das Letras inicia hoje a ação #DescontosNecessários. Ela consiste em fazer ofertas promocionais em livros publicados pela editora que ajudem a esclarecer as informações equivocadas, imprecisas ou as meia-verdades que circulam pelas redes.

A ação é simples, mas com uma mecânica sofisticada. Um usuário do Twitter — muitas vezes inadvertidamente, sem ter refletido sobre o conteúdo que está difundindo — posta uma informação incorreta seu perfil. Um robô, baseado em algoritmos e orientado especificamente para essa ação, lê os comentários e identifica essa informação errada.

A máquina de inteligência virtual imediatamente alerta a Companhia das Letras, que escolhe, dentro de seu catálogo, uma obra que possa esclarecer ou dar mais detalhes ao usuário sobre as eventuais incorreções no conteúdo do seu post. A Companhia enviará uma mensagem casual alertando o autor do post que podem existir informações e versões diferentes do que aquela que ele está divulgando. O desconto — enviado por código para o usuário como resposta ao tuíte — será proporcional à controvérsia da mensagem.

“O livro — no qual a humanidade deposita o seu grande manancial de informações — está sendo esquecido como uma poderosa arma contra a difusão das fake news. A ideia da ação é resgatar o poder do livro, além de estimular a leitura”, diz Matinas Suzuki Jr., diretor-executivo do Grupo Companhia das Letras.

Desde as acusações de uso de propagação programada de notícias falsas para influenciar os resultados das eleições nos Estados Unidos, a discussão sobre a publicação dessas falácias foi acirrada. No ano passado, o tema foi um dos mais debatidos durante o processo eleitoral. Apesar disso, uma pesquisa do Instituto Ipsos divulgada em janeiro afirma que os brasileiros são os que mais acreditam em boatos. Diversas publicações respeitadas no país inauguraram serviços de checagem, principalmente na época do pleito brasileiro. O projeto #DescontosNecessarios tem o objetivo de chegar à raiz do problema, a crescente falta de interesse em pesquisar fontes primárias. O projeto quer estimular a leitura e devolver às pessoas o prazer do contato com o livro.

 

No ar

A ação ficará no ar entre os dias 18 e 24 de fevereiro e oferecerá descontos de 30 a 90% em livros publicados pela Companhia das Letras. Além dos descontos oferecidos diretamente pelo perfil oficial da editora via tuíte as pessoas poderão procurar pelas promoções ao acessar www.companhiadasletras.com.br/decontosnecessarios. Ali, o usuário poderá comprar publicações ou oferecer desconto aos amigos desinformados, enviando uma mensagem com um código virtual que deverá ser utilizado no momento da compra. 

 

#DescontosNecessários

 

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