Jabuti 2016: "Inês"

24/11/2016

Inês, de Roger Mello e ilustrado por Mariana Massarani, já havia conquistado vários prêmios antes de ser escolhido o melhor livro infantil do ano pela Academia Brasileira de Letras. Primeiro colocado do Prêmio Jabuti na categoria Infantil, ganhou em outubro o prestigiado selo White Ravens, concedido anualmente pela International Youth Library, de Munique, na Alemanha, e Roger Mello também recebeu em 2014, na categoria ilustração, o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil. O livro também tinha vencido a categoria Criança Hors-Concours da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

Inês conta a saga de amor proibido entre Inês de Castro e Pedro, príncipe de Portugal. Assassinada por ordens do rei, ela foi coroada após a morte. Em tom poético, entre a realidade e a ficção, o leitor adentra a história pela voz da menina Beatriz, filha do casal: “Quando eles se conheceram, eu andava escondida no meio de outras coisas. Curva de brisa, alga vermelha, briga de passarinho. Eu ainda não era uma vez”.

Apesar da história trágica e melancólica em que Inês é baseada, o livro possui um tom leve ao apresentar a narrativa para os pequenos leitores. Segundo Graça Ramos, em resenha escrita para O Globo, "o visual flui com [...] delicadeza, mas os traços de Mariana agregam a personagens e cenas um sentido de humor que impede a narrativa de se tornar melancólica, característica da história original. Esta inteligência sensível transforma o tétrico em ternura e aproxima ainda mais os leitores do sentido de encantamento transmitido pela narradora.”

Conheça mais sobre Inês lendo um trecho do livro.

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog