Livro de autora de "Cat Person" será publicado pela Companhia das Letras

19/12/2017

Foto: Elianor Carucci para The New Yorker?

Com enorme entusiasmo, a Companhia das Letras acaba de adquirir os direitos de You know you want this, livro de Kristen Roupenian, autora de "Cat Person". Publicado há algumas semanas na revista New Yorker, este foi o conto mais acessado do ano no site da revista e se tornou um fenômeno editorial sem precedentes. Ao narrar o envolvimento de Margot, de 20 anos, com Robert, de 34, "Cat Person" mostra como a troca de mensagens por celular cria uma expectativa que o encontro na vida real nem sempre é capaz de realizar. A Companhia das Letras também adquiriu os direitos de seu romance inédito. 

“Cat Person” provocou uma série de debates nas redes. Entre as reações, estão os leitores que enxergaram no texto ficcional um relato real, confundindo-o com um desabafo sobre as relações e as expectativas de uma jovem mulher. Há também quem tenha colocado em questão a validade da experiência feminina como material de ficção – se a identificação com o texto validaria ou não sua carga literária. E, claro, há quem tenha considerado o texto revelador e contundente para os dias atuais, época em que as mulheres se sentem à vontade para compartilhar nas redes depoimentos pessoais que até então não tinham espaço.

"Não é uma história sobre estupro ou assédio sexual, mas sobre as linhas tênues desenhadas nas relações humanas", disse a editora de ficção da New Yorker, Deborah Treisman, ao jornal The Atlantic. No The Washington Post, Lisa Bonos escreveu que "'Cat Person' chega num momento de mudança do paradigma de consentimento na sociedade". Em entrevista para a New Yorker, Kristen Roupenian afirmou que não se trata de um texto autobiográfico, mas não nega que muitos detalhes tenham surgido de experiências reais – e a identificação apontada pelos leitores talvez ajude a explicar a repercussão inédita gerada pelo conto.

Sexo, consentimento, questões de gênero e poder são alguns dos temas que aparecem ao longo das dez histórias reunidas em You know you want this. Com talento fora do comum, olhar afiado para situações banais e vívida imaginação, a escritora descreve com prosa extremamente engenhosa e criativa os encontros e desencontros nos dias de hoje. Ao retratar a maneira como vivemos e como nos envolvemos na era digital – que traz consigo uma série de novos códigos e uma infinidade de sutilezas –, Kristen Roupenian surge como uma das vozes mais surpreendentes e talentosas da nova geração de escritores. 

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog