Mulheres revolucionárias no Brasil

17/08/2017

Laudelina de Campos Melo por Laura Athayde

Elas fizeram história em nosso país, mas raramente aparecem em livros e narrativas. Pioneiras nas áreas de direitos humanos, saúde, educação, ciência, cultura, entre outras, essas brasileiras lutaram por seus ideais e impactaram diversas áreas de atuação. E agora estão retratadas em Extraordinárias – mulheres que revolucionaram o Brasil, título da Editora Seguinte que deverá ser lançado em outubro.

O volume foi escrito pelas jornalistas Aryane Cararo e Duda Porto de Souza, que há mais de dois anos se debruçam sobre esta pesquisa, e ilustrado por artistas brasileiras, entre elas Veridiana Scarpelli, Yara Kono, Bárbara Malagoli, Joana Lira e Laura Athayde.

Entre as personalidades resgatadas no livro estão Georgina de Albuquerque, Bárbara de Alencar, Dandara, Indianara Siqueira, Niède Guidon, Nise da Silveira, Dona Ivone Lara, Marta Vieira e Laudelina de Campos Melo. O livro traz, ainda, a trajetória de cinco mulheres que não nasceram no Brasil, mas o escolheram como casa – Lina Bo Bardi e Clarice Lispector são dois exemplos de “abrasileiradas”.

Na seleção, houve uma grande preocupação com a diversidade: trazer mulheres de etnias variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, em diferentes regiões do país. O que se sobressai nas histórias reunidas é a força dessas protagonistas para comunicar e promover mudanças para toda a sociedade.

Mell Brites e Nathalia Dimambro, editoras do livro, comentam a importância do resgate dessas mulheres. "A ideia aqui é que o leitor jovem possa se debruçar um pouco mais sobre a história e os feitos dessas mulheres importantes para a história do país. Em tempos como os atuais, em que as mulheres viraram tema dos mais variados debates, quanto mais informação confiável, melhor", explica Mell. Nathália completa dizendo que "os livros de história só costumam lembrar dos heróis, mas as mulheres também foram fundamentais na construção do nosso país. Além disso, é imprescindível que as jovens de hoje tenham referências de mulheres que impactaram diversas áreas de atuação, sobretudo aquelas que são tradicionalmente mais masculinas, como a aviação e a ciência. Assim, podemos construir um futuro mais igualitário entre os gêneros". 

Dorina Nowill por Yara Kono

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog