Rádio Companhia #51 - "Carta a D." no Clube Rádio Companhia

Neste Clube Rádio Companhia vamos falar de Carta a D.  de André Gorz.

Uma das declarações de amor mais conhecidas e emocionantes de nosso tempo, este livro é também uma afirmação comovente de companheirismo entre duas pessoas apaixonadas.

Conversamos com Rita Mattar, Enrico Sera, Camila Berto, Ligia Ulin, Melissa Ladeia e Fabio Uehara sobre sobre esta pequena obra-prima epistolar.

“Você está para fazer 82 anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que 45 quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz 58 anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca.” Assim André Gorz inicia sua carta de amor a Dorine, mulher ao lado de quem ele passou a vida e que há alguns anos sofria de uma doença degenerativa incurável.  Como um dos principais filósofos do pós-guerra francês, Gorz escreveu inúmeros livros influentes, mas nenhuma de suas obras será tão amplamente lida e lembrada quanto esta carta simples e bela, em que ele rememora tanto a história de companheirismo, amor e militância do casal como a trajetória intelectual que percorreram juntos. Um ano após a publicação de Carta a D., um bilhete encontrado na casa onde moravam fez as vezes de pós-escrito à narrativa: André e Dorine tiraram a própria vida juntos, numa renúncia comovente a viver sozinhos.

Ouça também no iTunesDeezer ou no Spotify.

Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no e-mail radio@companhiadasletras.com.br ou nas nossas redes sociais. No último programa de cada bimestre, sempre discutimos um livro no nosso clube de leitura, com a participação dos leitores pelo Facebook ou pelo e-mail radio@companhiadasletras.com.br. O próximo clube será em julho.

Neste post