Rádio Companhia #69 - Democracia em risco? com Petrônio Domingues e Renan Quinalha

No programa #69, temos o segundo programa sobre o livro Democracia em risco?: 22 ensaios sobre o Brasil hoje, em que conversamos com Renan Quinalha e Petrônio Domingues, autores dos textos “Desafios para a comunidade e o movimento LGBT no governo Bolsonaro” e  "Democracia e autoritarismo: Entre o racismo e o antirracismo”, respectivamente, e com Ricardo Teperman, editor do livro.

A pergunta que dá título a esta coletânea de artigos procura reagir a uma constatação: as eleições de 2018 são um marco no curso da história de nosso atual regime democrático, iniciado com a promulgação da Constituição de 1988. Fato novo, um candidato de extrema-direita — de retórica virulenta e ideias conservadoras em matéria de costumes, mas vestindo novíssimo traje ultraliberal em assuntos econômicos — tornou-se contendor imbatível, deixando para trás velhas figuras e partidos que haviam dominado a cena desde a conformação da Nova República.

A vitória de Bolsonaro suscita muitas interrogações, tanto relativas aos processos que levaram a ela quanto às suas consequências, em vários âmbitos. Este é o desafio que se colocou aos pensadores aqui reunidos, notórios especialistas em áreas como ciência política, história, sociologia, antropologia, economia e direito. Trata-se de um livro de intervenção, que pretende ajudar na compreensão de período que, tudo indica, virá a ser crucial nos rumos que tomarão nosso país e nossa sociedade.

Com textos de: André Singer e Gustavo Venturi, Angela Alonso, Angela de Castro Gomes, Boris Fausto, Carlos Melo, Celso Rocha de Barros, Christian Dunker, Conrado Hübner Mendes, Daniel Aarão Reis, Esther Solano, Heloisa Starling, João Moreira Salles, José Arthur Giannotti, Matias Spektor, Monica de Bolle, Paula Louzano e Gabriela Moriconi, Petrônio Domingues, Renan Quinalha, Ronaldo de Almeida, Ronaldo Lemos, Ruy Fausto, Sérgio Abranches

 

Renan Quinalha é professor de direito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), advogado e ativista no campo dos direitos humanos. Publicou o livro Justiça de transição e coorganizou as obras Ditadura e homossexualidades e História do movimento LGBT no Brasil.

Petrônio Domingues é doutor em história pela Universidade de São Paulo (USP), professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq). Autor de várias publicações, entre as quais o livro Estilo avatar: Nestor Macedo e o populismo no meio afro-brasileiro (Alameda, 2018).

 

***

Ouça também no iTunesDeezer ou no Spotify. Ou no seu agregador de podcasts favorito.

Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

Semana sim, semana não, a gente se vê por aqui.

 

Produção e apresentação: Fabio Uehara
Edição: Jose Bárrickelo

 

Neste post