Rádio Companhia #77 - "Orgulho e preconceito", de Jane Austen (Clube Rádio Companhia)

04/04/2019

 

Bem-vindos à Rádio Companhia, o podcast do Grupo Companhia das Letras! Este é o nosso septuagésimo sétimo programa e hoje temos uma nova edição do Clube Rádio Companhia.

O apresentador Fabio Uehara conversa sobre Orgulho e preconceito, de Jane Austen, com Marina Pastore, gerente de projetos digitais, Luara França, editora da Penguin-Companhia, Bruna Brito, assistente de projetos digitais, e Juliana Gomes, especialista em negócios editoriais, co-cordenadora e co-criadora do Leia Mulheres.

Em Orgulho e preconceito, clássico da literatura mundial, Jane Austen constrói alguns dos mais perfeitos diálogos sobre a moral e os valores sociais da pseudoaristocracia inglesa.

Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dotes. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso — mas imprudente — senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína: ela não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Nesta obra, Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

***

Ouça também no iTunesDeezerSpotify ou no seu agregador de podcasts favorito.

Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

***

Produção e apresentação: Fabio Uehara (instagram.com/fauehara)

Edição: Jose Barrichello

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog