10 livros apaixonantes para o Dia dos Namorados

08/06/2017

Quem você ama também ama livros? Então este post é para você. Selecionamos dez leituras que podem ser um ótimo presente para o Dia dos Namorados. Declare o seu amor com livros! 

1- Todo amor, de Vinicius de Moraes

Não há presente mais perfeito do que esse para quem está apaixonadoAlém de ser uma edição linda, em capa dura e ilustrada com imagens e fotografias apaixonantes, Todo amor reúne toda a lavra romântica de Vinicius que se espalha por poemas, músicas, crônicas e cartas. Organizado por Eucanaã Ferraz, o volume reúne mais de cem fragmentos da obra do poeta, de "Eu sei que vou te amar" até "Canto triste". 

2- Romance moderno, de Aziz Ansari e Eric Klinenberg

Quem você ama adora não ficção? Nossa indicação então é Romance moderno, de Aziz Ansari e Eric Klinenberg. O ator, criador da série Master of None, se uniu com o sociólogo para investigar como se dão as relações amorosas em tempos de Tinder e Google. Além de abordar como as pessoas se conheciam (e se apaixonavam) há 50 anos, eles mostram através de pesquisas e entrevistas realizadas em várias cidades do mundo o que mudou de lá para cá, apontando os "problemas" e as vantagens de encontrar sua cara-metade em um mundo conectado e cheio de informação.

3- Um amor feliz, de Wislawa Szymborska

Não é só porque contém a palavra "amor" no título: os poemas de Wislawa Szymborsla são leitura obrigatória para quem gosta de poesia. A obra de Szymborska equilibra-se entre o rigor e a observação dos fatos, sempre num tom levemente informal – a despeito da cuidadosa construção dos versos. Falando de amores e da vida cotidiana, a escritora ergueu uma obra que toca os leitores e influencia novas gerações. 

4- Nossas noites, de Kent Haruf

Esta é uma história de amor para aquecer todos os corações. Em sua última obra publicada, Kent Haruf apresenta dois viúvos septuagenários que vivem solitários em suas casas. Até que Addie Moore convida Louis Waters a passar as noites com ela para ter com quem conversar antes de dormir. A movimentação causa comentários na vizinhança, mas apesar dos julgamentos, Addie e Louis percebem que ainda há prazeres a serem descobertos  e uma nova chance de felicidade na vida. 

5- O leopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Seu amor prefere os clássicos? Há anos esgotado nas livrarias, uma nova e belíssima edição de O leopardo, clássico da literatura italiana, acabou de chegar. O leopardo acompanha a história de Dom Fabrizio Salina e de sua decadente família aristocrática siciliana - cujo brasão carrega inscrito o Leopardo que dá nome ao livro -, ameaçados pelas forças revolucionárias e democráticas durante o processo de unificação da Itália. Nesse intrincado contexto, Salina precisa decidir como encarar as novas mudanças que se impõem tanto em sua vida pública como privada. A nova edição de O leopardo tem tradução e posfácio de Maurício Santana Dias.

6- Da poesia, de Hilda Hilst

Todo fã de poesia precisa ler Hilda Hilst. Da poesia reúne pela primeira vez toda a obra poética da autora, publicada ao longo de 45 anos em mais de 20 títulos. A poesia de Hilda - que ganha forma em cantigas, baladas, sonetos e poemas de verso livre - explora a morte, a solidão, o amor erótico, a loucura e o misticismo. Ao fundir o sagrado e o profano, a poeta se firmou como uma das vozes mais transgressoras da literatura brasileira do século XX. Presente perfeito!

7- Manual da faxineira, de Lucia Berlin

Não podemos esquecer dos contos. Foi após a sua morte, em 2004, que a obra de Lucia Berlin começou a conquistar mais leitores. Admirada por autores como Lydia Davis, seus contos refletem a própria vida atribulada que teve: aos 32 anos, já havia vivido em diversas cidades e países, passado por três casamentos e trabalhado como professora, telefonista, faxineira e enfermeira para sustentar os quatro filhos. Com bravura, humor, e uma mistura de inteligência e melancolia, Berlin retrata milagres da vida cotidiana, desvendando momentos de graça em lavanderias, clínicas de desintoxicação e residências de classe alta da Bay Area.

8- Outra página de cada vez, de Adam J. Kurtz

Livros interativos também são uma boa escolha para presentear. Em Outra página de cada vez, Adam J. Kurtz propõe atividades capazes de melhorar o nosso dia a dia de maneira lúdica. Lançando mão de um traço simples e elegante, ele propõe brincadeiras e questionários que levam o leitor a pensar ou simplesmente levantam a nossa moral. Sempre com inteligência e sensibilidade. 

9- Biografia involuntária dos amantes, de João Tordo

João Tordo é uma das novas vozes da literatura portuguesa contemporânea, e Biografia involuntária dos amantes é um romance contundente sobre o amor, o desejo e as nossas obsessões. Numa estrada da Galiza, na Espanha, dois amigos atropelam um javali. Enquanto resolvem os trâmites burocráticos, o poeta mexicano Saldaña Paris pede ao companheiro de viagem, um professor universitário, que leia um manuscrito deixado por Teresa, sua ex-mulher e grande paixão de sua vida. A leitura dessa intrigante herança vai levar o professor a tentar entender não só a origem da tristeza do amigo, mas a reconstituir a então fragmentada história desses amantes. O que ele não imaginava, porém, era que as páginas também seriam capazes de mudar a sua vida. 

10- A insustentável leveza do ser, de Milan Kundera

A insustentável leveza do ser é sem dúvida um dos romances mais importantes do século XX. Aqui, ficção e filosofia se entrelaçam por meio da história de quatro adultos capazes de quase tudo para vivenciar o erotismo que desejam para si. Infidelidade, amor, compaixão, eterno retorno, acaso e arbítrio são alguns dos grandes temas que Kundera articula num romance de ideias e paixões, em que o leitor percorre conceitos filosóficos de braços dados com cada um dos personagens e acompanha suas histórias de vida com a profundidade de um estudo. Esta nova edição é mais um presente certeiro para quem ama literatura. 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog