11 livros para ler durante o Carnaval

17/02/2017

Falta pouco para a folia do Carnaval, e nessa data cada um tem um jeito preferido de comemorar: ver os desfiles das escolas de samba, ir nos blocos de rua, viajar ou então ficar em casa mesmo. Não importa como você escolher pular o Carnaval, sempre sobra tempo para uma leitura. Como 2017 já começou cheio de novidades, fizemos uma seleção de livros para você aproveitar o feriado para pôr a leitura em dia! 

 

1. Uma história do samba: as origens, de Lira Neto

Não tem livro melhor para se mergulhar nessa época do ano. Uma história do samba: as orgiens é o primeiro volume do novo projeto de Lira Neto, autor da biografia de Getúlio Vargas. Neste livro, ele resgata as histórias e personagens que originaram o nosso ritmo por excelência, indo dos primórdios do samba até o primeiro desfile no Rio de Janeiro. O samba carioca nasceu no início do século XX a partir da gradativa adaptação do samba rural do Recôncavo baiano ao ambiente urbano da então capital federal. Descendente das batidas afro-brasileiras, mas igualmente devedor da polca dançante, o gênero encontrou terreno fértil nos festejos do Carnaval de rua. Nas décadas de 1920 e 1930, com o aprimoramento do mercado fonográfico e da radiodifusão, consolidou seu duradouro sucesso popular, simbolizado pelo surgimento das primeiras estrelas do gênero e pela fundação das escolas de samba. Uma história do samba: as origens chega às livrarias nos próximos dias. 

2. Hilda e o Troll, de Luke Pearson

Este livro é perfeito para ler entre um bloquinho e outro: é um quadrinho divertido sobre uma menina aventureira que encontra um gigantesco troll no seu caminho. Talvez você tenha notado algo familiar no traço do inglês Luke Pearson. É que ele criou storyboards de alguns episódios do famoso desenho Hora de Aventura! Hilda e o Troll mantém esse estilo, além da história ser muito fofa. Com tradução de André Conti, é um livro para divertir adultos e crianças. 

3. O livro de Moriarty, de Arthur Conan Doyle

No começo do ano lançamos pela Penguin-Companhia O livro de Moriarty, de Arthur Conan Doyle, com tradução de José Francisco Botelho. Nem precisamos dar muitos motivos para explicar por que esta é uma ótima leitura para o Carnaval: 1 - é envolvente, pois quem não gosta de se entreter com uma boa história de detetive, ainda mais tão clássica como as do criador de Sherlock Holmes?; 2 - o livro é composto por quatro contos e um romance em que o arqui-inimigo do detetive aparece como principal mentor dos mistérios deve desvendar, ou seja, é uma leitura rápida que vai te dar vontade de começar a outra história logo depois. Mistérios, crimes, deduções e muito mais, meu caro Watson. 

4. A teoria perfeita, de Pedro G. Ferreira

Prefere não ficção? Uma das nossas opções é A teoria perfeita, Pedro G. Ferreira, traduzido por Érico Assis. Compreender a teoria da relatividade de Einstein é a chave para se compreender a origem do tempo e a evolução do universo. A relatividade geral está no centro de grande parte da investigação do autor. Com o tempo, ele foi percebendo que a própria história da relatividade geral é uma narrativa fascinante, quase tão complexa quanto a teoria em si mesma. E assim surgiu esta biografia, que conta a história magnífica e abrangente da relatividade geral, que ganhou vida própria e ao longo do século XX foi motivo de alegria e frustração na comunidade científica, situando-se no centro das mais importantes batalhas intelectuais. 

5. Os meninos da rua Paulo, de Ferenc Molnár

Outro clássico da literatura que ganhou nova edição pela Companhia das Letras foi Os meninos da rua Paulo, de Ferenc Molnár, traduzido por Paulo Rónai. Publicada em 1907, a história dos meninos que travam batalhas pela posse do “grund” da rua Paulo, um pedaço de terra cercado onde se brinca à vontade, é conhecida por leitores de todo o mundo. A luta pelo “grund” vai além da vontade de comandar o local: ali, infância e fantasia prevalecem sobre as imposições do mundo adulto. O espírito de aventura, amizade e heroísmo presente nesta obra é capaz de transpor qualquer barreira de tempo, espaço ou idade. Uma história para você relembrar os tempos de infância e apresentar para uma nova geração. 

6. É agora como nunca, organizado por Adriana Calcanhotto

Carnaval também inspira poesia! Nesta coletânea organizada por Adriana Calcanhotto, você vai conhecer 41 novos poetas brasileiros que produzem o melhor da poesia atual. Nascidos no Brasil entre 1973 e 1990, os poetas, com humor e melancolia, formam um panorama vibrante e múltiplo da poesia atual — espalhada em saraus, blogs e, por que não?!, livros. Cada um à sua maneira, os poemas têm uma característica em comum: falam sobre este momento, este minuto, este agora como nunca.

7. O espírito da ficção científica, de Roberto Bolaño

Para os literários de plantão, tem romance inédito de Roberto Bolaño nas livrarias! O espírito da ficção científica foi escrito em nos anos 1980 e ficou quase trinta anos na gaveta. Nesta história - traduzida por Eduardo Brandão -, Bolaño acompanha dois jovens escritores obcecados por poesia e ficção científica pela Cidade do México. Equanto Remo Morán descobre a cidade através de saraus de poesia, Ján Schrella se tranca em seu apartamento onde escreve cartas a seus autores favoritos de ficção científica. Os fãs de Bolaño vão reconhecer nesta história elementos presentes nas outras obras do autor chileno. 

8. Mindset, de Carol S. Dweck

O ano só começa depois do Carnaval, dizem. Mas durante a festa você já pode começar a pensar em como melhorar sua vida pessoal e profissional. A Objetiva lançou em janeiro uma nova edição revista e atualizada de Mindset, um clássico da psicologia. Carol S. Dweck desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. Dweck revela neste livro como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. 

9. Intrigas da corte, de Elizabeth Fremantle

Amor, traição, reis e rainhas: Intrigas da corte, lançamento da Editora Paralela, é o livro para dar aquela esquecida da vida real. Com medo de traidores e atendendo às pressões externas, a rainha Mary ordena a execução de seu tio e sua prima, a Lady Jane Grey. Esse sobrenome então se torna uma sina que afetará as duas irmãs mais novas de Jane, Katherine e Mary. Embora permaneçam na corte Tudor, elas sabem que o sangue real de suas veias sempre será uma ameaça às suas vidas. Afinal, há quem acredite que as irmãs de sangue Tudor sejam as herdeiras legítimas, não reconhecendo as duas filhas de Henrique VIII como sucessoras ao trono. Mas as Grey não têm a ambição de querer dominar a corte. Quando Elizabeth I assume o trono, as irmãs Grey percebem que a vida na corte será ainda mais traiçoeira - e que talvez precisem se arriscar por amor.

10. Anna e o planetade Jostein Gaarder

O novo livro do autor de O mundo de Sofia está chegando às livrarias pela Editora Seguinte. Nesta fábula moderna, a jovem Anna começa a receber em seus sonhos mensagens e visões de um mundo desolado em 2082. Quanto mais Anna as vê, mais ela percebe que deve agir no presente para evitar que se tornem reais, comprometendo o futuro de sua bisneta e de toda uma geração. Um livro para encantar os jovens leitores e, por que não, os adultos também! 

11. O perfume da folha de chá, de Dinah Jefferies

E para encerrar nossas indicações, escolhemos um romance para emocionar! O perfume da folha de chá  foi um dos grandes best-sellers da Inglaterra bno ano passado, e chegou aqui no Brasil no comecinho de 2017 pela Paralela. Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império.
Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog