12 livros para comemorar o Dia do Machado
Em 21 de junho de 1839, nascia Machado de Assis. Entre poemas, contos, crônicas e romances, é vasta a produção literária do escritor. Para comemorar o “Dia do Machado”, selecionamos 12 títulos, entre clássicos de sua autoria e livros análise e crítica de sua obra.
Machado, Silviano Santiago
Silviano Santiago recria as últimas e dolorosas passagens da vida de Machado de Assis em romance audacioso e original.
Martinha versus Lucrécia, Roberto Schwarz
No seleto grupo de grandes críticos literários do Brasil, Roberto Schwarz ocupa lugar de grande destaque. Sua inovadora abordagem das relações entre a forma ficcional e a estrutura de classes nos romances de Machado de Assis é fruto das mais avançadas formulações nas áreas da teoria estética, da história e da sociologia.
Um dos melhores e mais perfeitos romances brasileiros, uma radiografia do ciúme com a ressonância dos clássicos.
Um Machado de Assis quase desconhecido se revela nessas crônicas, publicadas na imprensa do Rio de Janeiro entre 1859 e 1900.
Recriada por Machado de Assis, a história bíblica de dois irmãos que tem no centro da trama a rivalidade e a paixão pela mesma mulher. Introdução e notas de Hélio Guimarães.
Pertencente à fase romântica do autor, Helena já anuncia traços que fariam de Machado de Assis o grande nome do realismo brasileiro.
Memórias póstumas de Brás Cubas
Em 1881, Machado de Assis lançou aquele que seria um divisor de águas não só em sua obra, mas na literatura brasileira: Memórias póstumas de Brás Cubas. Ao mesmo tempo em que marca a fase mais madura do autor, o livro é considerado a transição do romantismo para o realismo.
Com Papéis avulsos, que reúne os contos de Machado de Assis publicados entre 1875 e 1882 na imprensa carioca, o selo Penguin-Companhia das Letras revisita alguns dos momentos mais significativos do autor.
Esta seleção de textos pouco conhecidos de Machado de Assis revela as reflexões de um escritor preocupado com a literatura, o teatro, o papel da imprensa, entre outros temas que foram importantes para sua época e que continuam a ser discutidos nos dias de hoje.
As ideias fora do lugar, Roberto Schwarz
Seis ensaios brilhantes do crítico que renovou a leitura dos livros de Machado de Assis. Um marco da cultura brasileira.
Joaquim e Maria e a estátua de Machado de Assis, Luciana Sandroni
Um passeio pelo Rio de Janeiro de Machado de Assis, uma estátua que conhece tudo sobre o escritor e dois jovens estudantes compõem a trama dessa narrativa sobre a vida e a obra de um dos maiores nomes da literatura brasileira.
50 contos de Machado de Assis, John Gledson (org.)
Antologia indispensável com o melhor dos contos do grande escritor brasileiro.
- Seções em destaque
- Da Casa
- Diários do isolamento
- Entrevista
- Eventos
- Lançamentos
- Listas
- Notícias
- Rádio Companhia
- Sala do Editor