3 livros de Marcelo Gleiser, vencedor do Prêmio Templeton

 

O físico brasileiro Marcelo Gleiser venceu, na última terça-feira (19), o Prêmio Templeton, considerado o "Nobel do diálogo entre a ciência e a espiritualidade". Professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, em New Hampshire (EUA), Gleiser foi laureado por “uma contribuição excepcional à afirmação da dimensão espiritual da vida, seja por meio de insights, descobertas ou obras práticas”. O prêmio lhe rendeu 1,1 milhão de libras esterlinas, equivalente a cerca de 5 milhões de reais.

Para saber mais sobre a trajetória do físico, clique aqui e confira a entrevista concedida à Folha de S.Paulo, jornal no qual Gleiser assinou uma coluna por anos.

 

Conheça também três de seus livros publicados pela Companhia das Letras:

 

O fim da Terra e do Céu: O apocalipse na ciência e na religião

Publicada pela Companhia das Letras em 2001 e relançada em formato de bolso em 2011, a obra examina a influência de idéias apocalípticas no pensamento científico desde os pré-socráticos até a astrofísica moderna. Discute também as teorias científicas mais atuais sobre o início e o fim do universo sob um enfoque multidisciplinar que explora as relações entre ciência e religião. Ao lado da pesquisa e do ensino, a divulgação científica é uma frente de trabalho a que Gleiser se dedica apaixonadamente. O fim da Terra e do Céu resulta dessa tarefa, que, para ele, constitui um necessário exercício de cidadania.

Livro vencedor do prêmio Jabuti 2002 de Melhor Livro de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática. Saiba mais.

 

A dança do Universo: Dos Mitos de Criação ao Big-Bang

Numa breve história das grandes indagações da humanidade, este livro explica alguns dos problemas mais complexos da física contemporânea, sem complicadas fórmulas matemáticas nem tecnicismos herméticos. Em A dança do Universo, o físico apresenta versões de diversas culturas para o mistério da Criação até desembocar na explicação da ciência moderna para o surgimento do Universo, mostrando que a religião e as teorias científicas não são tão distantes quanto imaginamos

Livro vencedor do prêmio Jabuti 1998 de Melhor Ensaio e Biografia. Saiba mais.

 

A harmonia do mundo

Contado do ponto de vista do mestre Michael Maestlin, este belo romance narra a vida atribulada do genial matemático e astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630), que, através da observação da órbita de Marte, formulou as 3 leis fundamentais do movimento planetário. Saiba mais.

 

Neste post
Acesse a Letrinhas nas redes sociais