5 livros para falar com as crianças sobre diversidade

Celebrado no dia da morte de Zumbi dos Palmares, 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é um lembrete do longo caminho que precisa ser percorrido no combate ao racismo e na busca por igualdade.

O debate sobre uma sociedade mais justa e sem preconceitos precisa começar ainda na infância, e por isso preparamos essa seleção com títulos da Pequena Zahar para estimular o início dessa conversa.

 

Tromba Tromba, de David Mckee

Houve um tempo em que os elefantes eram pretos ou brancos. Eles amavam todos os animais, mas se odiavam e cada grupo ficava do seu lado da selva. Dessa inimizade, deu-se início uma batalha terrível. Os elefantes que não apoiavam a guerra vão viver no fundo da floresta e durante muito tempo não se vê mais nenhum elefante no mundo... Esse é o ponto de partida do colorido livro de David Mckee, que dá uma lição fundamental sobre preconceito, violência e tolerância ao contar como os elefantes se tornaram cinza.

 

Diário de Pilar na África, de Flávia Lins e SIlva

Nesse volume da série escrita por Flavia Lins e Silva, Pilar, seu amigo Breno e o gato Samba vão parar na África, e conhecem Fummi, uma princesa iorubá. O livro é uma ótima sugestão para ensinar mais sobre cultura africana, a escravidão, e a importância dos negros na formação da sociedade brasileira. A edição conta também com boxes informativos e cheios de curiosidades.

 

 

 

Mandela, de Alain Serres