5 livros para pensar a política

Não vivemos tempos fáceis quando o assunto é política. As tensões não acontecem apenas no Brasil, mas no mundo todo. Enquanto estamos nesse "olho do furacão", é difícil analisar com clareza o que está acontecendo, e por isso é importante nos voltarmos para a reflexão. Pensando nisso, selecionamos cinco livros lançados recentemente que podem trazer boas informações para entender e pensar a política nos dias atuais. Confira. 

1. A boa políticade Renato Janine Ribeiro

A internet parece ter acirrado ainda mais os ânimos da discussão política. É sobre a política na era da internet que trata o novo livro do filósofo Renato Janine Ribeiro. A boa política é uma reunião de artigos escritos ao longo de mais de vinte anos. Atento aos desafios de uma época em ebulição, o autor discute o valor ético e político da internet e examina grandes problemas de nossa experiência democrática, debatendo, entre outras questões em voga, a ideia de representação, o voto obrigatório, os escândalos de corrupção, a crise de imagem ética do PT, os impeachments, as utopias e os movimentos de protesto.

2. Sobre a tirania, de Timothy Snyder

Para não repetir os erros do passado, Sobre a tirania é uma leitura mais do que necessária. Após a eleição de Donald Trump, o historiador Timothy Snyder fez um post no Facebook listando vinte lições tiradas do século XX para evitarmos que os horrores daquele século voltem a acontecer no presente. "Não somos mais sábios do que os europeus que viram a democracia dar lugar ao fascismo, ao nazismo ou ao comunismo no século XX. Nossa única vantagem é poder aprender com a experiência deles", escreveu o autor. Sobre a tirania é uma leitura rápida e inteligente para fazer pensar. 

3. Os limites da políticade José Arthur Giannotti e Luiz Damon Santos Moutinho

No recém-lançado Os limites da política, os filósofos José Arthur Giannotti e Luiz Damon Santos Moutinho fazem uma discussão ancorada na história da filosofia e voltada para o calor dos acontecimentos do presente, colocando em xeque as categorias lógicas que vêm amparando a prática e a reflexão política. Qual o lugar da política em nossas modernas sociedades capitalistas? De que política se trata? Como a democracia deve se haver com uma economia que provoca riqueza gerando desigualdades insalubres? Essas são algumas das questões sobre as quais eles se debruçam. 

4. Caminhos da esquerda, de Ruy Fausto

Em Caminhos da esquerda, o filósofo Ruy Fausto empreende um rigoroso balanço crítico da experiência histórica da esquerda no Brasil, mas sem perder de vista o contexto internacional e também apresentando algumas propostas para sua reconstrução. O livro tem como base um texto publicado na revista piauí, em outubro de 2016, e que provocou extenso debate com interlocutores de todos os espectros políticos - prova da argúcia e solidez da reflexão de Ruy Fausto, e da necessidade de discussão pública qualificada em tempos marcados pela intolerância e pela fragilização da institucionalidade democrática.

5. Juros, moedas e ortodoxia, de André Lara Resende

Neste conjunto de ensaios, André Lara Resende reflete sobre as origens e o desenvolvimento da teoria monetária e suas implicações no contexto brasileiro. Juros, inflação e política fiscal recebem do autor um enfoque inovador, ancorado nas melhores investigações da atualidade, que põem em questão algumas convicções estabelecidas. Da teoria à história, os ensaios discutem as políticas comumente receitadas para a inflação crônica, a recessão e o desemprego. Antes de buscar a polêmica fácil ou propor uma "nova heterodoxia", Juros, moedas e ortodoxia pretende estimular o debate ao abrir uma janela de oportunidade para a reflexão sobre políticas públicas da mais alta relevância.

 

Neste post
Acesse a Letrinhas nas redes sociais