7 motivos para ler "Ouça a canção do vento & Pinball, 1973"

Por Luara França

Ouça a canção do vento & Pinball, 1973 é o novo lançamento de Haruki Murakami pela editora Alfaguara, que chega às livrarias no dia 11 de novembro. Luara França, editora da edição que reúne as duas primeiras novelas de Murakami, lista sete motivos para conferir as primeiras histórias de um dos autores mais famosos da atualidade.

* * *

1. É a forma perfeita para conhecer um dos maiores escritores da atualidade

Segundo o jornal britânico The Guardian, as duas novelas são a melhor introdução para a vasta obra de Haruki Murakami. E não só por serem os primeiros escritos do autor, mas por conterem a semente de todo o universo que Murakami viria a criar.

 

2. As duas novelas estão sendo traduzidas no Brasil pela primeira vez

Embora tenham sido escritas no final da década de 1970 e começo da de 1980, essas duas novelas nunca haviam sido publicadas no Brasil. A tradução de Rita Kohl que será lançada agora, feita diretamente do japonês, reproduz fielmente as sensações e imagens construídas pelo autor.

 

3. As duas novelas estão repletas de música!

Não poderia ser diferente! Já nos primeiros escritos, Murakami mostra a influência que a música (e principalmente o jazz) teve em sua vida. Já para criar o clima, fizemos uma playlist completa no Spotify que você pode ouvir no final do post.

 

4. O livro é um best-seller internacional

Murakami já vendeu mais de 300 mil exemplares só no Brasil. No Japão, seu último livro causou filas homéricas nas livrarias. Um autor tão amado pelo público com certeza vai cativar seu coração de leitor.

 

5. Mistura perfeita de melancolia e beleza

Murakami sabe misturar cenas belas e melancólicas como poucos autores. Neste livro, a nostalgia da juventude se junta a um desejo de futuro, mostrando como é possível navegar por sentimentos dissonantes e ultrapassar as dores do crescimento.

 

6. Esta edição conta com um prefácio em que o autor relata como foi o início de sua carreira literária

Escrito mais de trinta anos depois da publicação das novelas, o prefácio intitulado “A origem dos romances na mesa da cozinha” explica de forma simples o caminho percorrido por Murakami até se tornar escritor. Desde sua conturbada formatura na faculdade, até a inscrição no prêmio literário da revista Gunzo, passando pelo casamento e pelo bar de jazz do qual foi dono, o prefácio conta uma parte pouco conhecida da vida do autor. “Tarde da noite, depois de encerrar o trabalho no bar, eu me sentava à mesa da cozinha e escrevia. Essas poucas horas até o amanhecer eram o único momento que eu tinha livre para fazer o que quisesse. Foi assim que, durante cerca de seis meses, escrevi Ouça a canção do vento.

 

7. Também é o livro perfeito para quem já é fã do autor!

Se você já é fã do Murakami (pode até chamá-lo de Muraka com os amigos), esse livro vai fazer com que você se apaixone ainda mais. É impossível não perceber a beleza, a técnica e o talento que irradiam dessas páginas iniciais. Além disso, é sempre bom saber como uma história começou, não?

 

Ouça a playlist inspirada no livro. 

 

* * * * *

Luara França é editora dos selos Alfaguara e Suma de Letras.

 

Neste post
Acesse a Letrinhas nas redes sociais