" />

A manhã: inauguração da Biblioteca Parque Estadual, no Rio

Amanhã, a partir das 14h, será aberta novamente ao público a Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro. Construída originalmente pelo imperador dom Pedro II em 1873, a biblioteca passou os últimos quatro anos em reformas e ganhou um novo e moderno projeto, assinado pela arquiteta Bel Lobo.

Segundo a superintendente de leitura e conhecimento da secretaria, Vera Saboya, o novo projeto segue a concepção de Darcy Ribeiro, que sonhava com um espaço integrado com a natureza, que funcionasse não apenas para pesquisa, mas também para criação e produção cultural. O ideal das bibliotecas-parque é prover à comunidade um espaço para estudos, entretenimento e lazer.

O acervo inicial contará com cerca de 90 mil livros e a biblioteca promete abrigar até 200 mil livros em seu pleno funcionamento. A videoteca tem mais de 20 mil filmes, que podem ser locados ou assistidos em cabines privadas, na própria BPE. O acervo musical conta com mais de 3 milhões de músicas. A expectativa é que a

A Giuliana Giannetto, do canal Filhos de Ogma, observou que O mágico de Oz passa no teste com louvor. E de fato, Dorothy é considerada uma importante heroína feminista no universo infantil. A menina é inteligente, decidida e não depende de personagens masculinos para tirar suas próprias conclusões ou ter ideias pararesolver problemas. Curioso é que o autor, L.Frank Baum, caçoava do movimento feminista em sua época mas, aparentemente sem perceber, dotou sua mais famosa protagonista com esses ideais.

Apesar de ainda ser relacionado por muitos apenas à militância e ao radicalismo, o feminismo na realidade se trata, hoje, de uma ideologia igualitária, com o objetivo de propagar a igualdade e o empoderamento feminino. Basta concordar que as mulheres deveriam ter direitos, visibilidade e respeito iguais aos que os homens recebem para se identificar com os ideais feministas.

O teste de Bechdel é aplicado na Suécia como classificação indicativa. Os filmes aprovados recebem um conceito "A", que serve apenas para indicar ao espectador que a obra passou no teste. A grande maioria não passa, incluindo títulos com protagonistas mulheres ou fortes personagens feministas, como Bonequinmha de luxo, Pulp fiction, O quinto elemento e a trilogia, O senhor dos anéis. Já os sucessos jogos vorazes, Blue jasmine, The bling ring e o vencedor do Oscar de animação em 2012, Valente, têm o conceito "A" garantido.

biblioteca atenda a um público de 1,5 milhão por ano.

Bel Lobo prezou pelo máximo aproveitamento da luz natural, criando ambientes alegres e bem iluminados. Em entrevista ao site da Secretaria de Cultura, a arquiteta conta que deu prioridade também a materiais sustentáveis e ecologicamente corretos em toda a ambientação e mobiliário.

A decoração ganhou ainda, noacesso ao teatro, um painel em mosaico criado em parceria com o coletivo Muda, grupo de designers e arquitetos conhecido por suas belas intervenções urbanas com azulejos coloridos.

Já na inauguração, estará em cartaz uma exposição sobre o centenário de Vinicius de Moraes, complementada com uma programação de shows celebrando o poeta, às quartas-feiras.

Serviço:

Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro av. Presidente Vargas 1261

Centro

Rio de Janeiro/RJ

tel.: 21 2232-1309

Inauguração:

Sábado, 29/3 - 14h

Horário de funcionamento diferenciado na primeira semana:

29 e 30 de março, das 14h às 18h 2 a 9 de abril, das 14h às 20h

 

Neste post