
Cat Person: a história que deu origem a mil teorias
Foto: Elinor Carucci para a New Yorker
Você se lembra da foto acima? Fotografado por Elinor Carucci, o beijo ilustra “Cat Person”, o conto que viralizou em dezembro de 2017, quando foi publicado no site da revista New Yorker. Narrando o encontro de Margot, de vinte anos, com Robert, de trinta e quatro, a história — aparentemente banal — surpreendeu e provocou os leitores. Ao abordar desejos frustrados, questões de gênero e relações pautadas pelas dinâmicas digitais, o texto se transformou em um fenômeno editorial por descrever, numa prosa eloquente e arrebatadora, o amor e seus percalços.
Agora, a Companhia das Letras publica o livro de Kristen Roupenian que inclui “Cat Person” e mais onze histórias sobre amor, desejo, poder e consentimento. Cat Person e outros contos apresenta uma galeria de personagens profundamente humanos e, por isso mesmo, complexos e inquietantes. Como nós, eles buscam se envolver apesar das angústias, contradições, perversões e, sobretudo, de uma dificuldade intransponível de comunicação.
***
Clique aqui para ler um trecho do conto "O cara legal" exclusivamente na Glamour.
***
Kristen Roupenian nasceu nos Estados Unidos, é formada pelo Barnard College e tem doutorado em literatura africana pela Universidade Harvard. A escritora virá ao Brasil em julho para a 17ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip.
Clique aqui para ler uma entrevista exclusiva da autora à Folha de S. Paulo, em que ela fala sobre o processo de escrita do livro e anuncia sua vinda à Flip 2019.
- Seções em destaque
- Da Casa
- Diários do isolamento
- Entrevista
- Eventos
- Lançamentos
- Listas
- Notícias
- Rádio Companhia
- Sala do Editor