
Cursos Seguinte 10 Anos: 4 sábados, 4 aulas
No ano em que completa 10 anos desde sua criação, a editora Seguinte — o selo jovem do Grupo Companhia das Letras — realiza um ciclo de aulas sobre temas como afrofuturismo, roteiro, tradução e quadrinhos.
- 4 sábados, 4 aulas
- Inscrições via Sympla
- Aulas vendidas separadamente
- R$ 50 por aula
- 10% das inscrições do curso serão destinadas a pessoas selecionadas por @perifaconnection e @casa1, que ganharão bolsa integral
Aula 1: 07/05, sábado, às 11h
Afrofuturismo: conceito, estética e teoria crítica
Com Waldson Souza
O objetivo do curso é abordar o movimento afrofuturista de forma introdutória e com foco em três perspectivas. O conceito será apresentado com base nos principais estudiosos e estudiosas do tema, com questionamentos que partirão de discussões sobre representação/representatividade negra na ficção especulativa (fantasia, ficção científica e horror sobrenatural). Serão discutidas noções essenciais para o afrofuturismo como estética, temática, abordagem da negritude, protagonismo e a importância de pessoas negras contarem as próprias narrativas. Também é objetivo do curso debater sobre como o afrofuturismo pode ser encarado como uma teoria crítica atrelada a ideais que são essenciais para pensarmos a experiência negra, seja resgatando o passado, questionando o presente ou projetando futuros.
Aula 2: 14/05, sábado, às 11h
Criando um protagonista para série de TV
Com Janaina Tokitaka
Nas produções audiovisuais contemporâneas, os protagonistas têm uma importância imensa, sendo ao mesmo tempo condutores da história e pontos de contato entre o público e a narrativa seriada. Esta oficina tem como objetivo introduzir o tema ao público interessado em geral, mesclando análise de séries de streaming e um exercício prático.
Aula 3: 21/05, sábado, às 11h
Oficina de tradução YA
Com Guilherme Miranda
O curso é uma oficina sobre tradução com foco na variedade de formas e registros dos livros Young Adult. A partir de exemplos práticos, os participantes poderão experimentar e discutir diferentes possibilidades de tradução levando em conta liberdades e restrições particulares de cada obra e gênero desde fantasia medieval a quadrinhos.
Os temas a serem abordados incluem as possibilidades e limitações do uso de gírias, linguagem informal, linguagem neutra, memes e humor na literatura YA.
Aula 4: 28/05, sábado, às 11h
Personagens de HQ em 360°
Com Ilustralu
Por onde se começa uma boa história? Tem quem acredite que é pelo final, pela construção do universo, pelos plots... No meu caso, gosto de acreditar que começa antes de qualquer coisa, pelo personagem. Nessa oficina a gente vai aprender a construir desde o conceito até o design personagens complexos, que podiam facilmente ser alguém que você conhece, ouviu falar, acredita, gosta ou desgosta — e é ele quem dá o rumo da história!
Acompanhe a Seguinte no Instagram
- Seções em destaque
- Da Casa
- Diários do isolamento
- Entrevista
- Eventos
- Lançamentos
- Listas
- Notícias
- Rádio Companhia
- Sala do Editor