Diários do isolamento #57: Jessé Andarilho
Diários do isolamento
Dia 57: Diário do i-só-lamento
Jessé Andarilho
Quem poderia esperar que o nosso ano seria tão ruim assim?
Será que alguém se esqueceu de pular as sete ondinhas?
Será que alguém tocou na comida da ceia de Ano-novo antes de meia-noite?
O que será que fizemos de tão errado para pagarmos esse preço? Tá foda!
Quase todos os dias eu estou mandando abraços e distribuindo meus sentimentos para pessoas que perderam amigos, parentes e entes queridos. A coisa tá tão sinistra que até o Facebook colocou um emoji da carinha amarela segurando um coração desejando força.
Pra piorar ainda mais a nossa situação, em pleno período de pandemia, o mundo todo tentando ajudar as pessoas infectadas com o vírus, profissionais da área da saúde trabalhando com todas as forças e muitas pessoas seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde ficando em casa e usando máscaras — aí, vem uns espertinhos e conseguem superfaturar os preços dos materiais imprescindíveis para a luta contra a Covid-19.
Sabemos de vários casos de profissionais da saúde que nem têm os Equipamentos de Proteção Individual. Sabemos de enfermeiros dormindo no chão, sabemos que possivelmente o salário dos servidores públicos vai atrasar e também sabemos de muita coisa errada que está acontecendo por trás dos bastidores.
O que muita gente não sabe, ou finge não saber, é que — desde que começaram as investigações das compras superfaturadas de respiradores aqui no governo estadual do Rio de Janeiro — o estado tem feito de tudo para tirar a atenção da mídia e das pessoas da área de saúde.
Desde o início da quarentena, a secretária de segurança não estava mais mandando os policiais entrar nas favelas com aquelas operações que enxugam gelo e que transformam os becos e vielas em trincheiras de guerra, espalhando sangue pelas ruas e levando vidas de jovens pretos e favelados.
Foi só sair no jornal que alguns empresários começaram a ser presos, as operações policiais voltaram com força total.
Os moradores das favelas na sua grande maioria estão assustados com essa loucura toda que está acontecendo. Imagina só se essas operações que prenderam esses empresários fossem truculentas da mesma forma que são as operações nas favelas?
Já pensou na possibilidade de seus filhos levarem tapa na cara e bicuda na canela dentro de casa enquanto jogam seus videogames de útima geração?
Vocês viram o que aconteceu com o menino em São Gonçalo que estava jogando sinuca dentro de casa com os amigos e foi baleado, raptado e apareceu morto no IML?
O nome dele era João Pedro. Assim como perdemos a Agatha, a Maria Eduarda e tantas outras crianças crias de favelas. A verdade é que a maioria da população olha pra nossa realidade da mesma forma que o Bolsonaro olha para o que o corona vem fazendo com os brasileiros.
E daí?
Não somos só números. Tenho sonhos, esperanças, somos filhos e pais de alguém.
Tenham empatia com os moradores das favelas, assim como queremos empatia com as vítimas da Covid-19.
***
Jessé Andarilho nasceu em 1981 e foi criado na favela de Antares, no Rio de Janeiro. Filho de vendedores ambulantes, trabalhou com diversas atividades na sua comunidade, até ler seu primeiro livro, aos 24 anos. Foi quando, no trajeto de aproximadamente três horas que fazia de trem de sua casa até o trabalho, passou a usar o bloco de notas do celular para contar histórias. Dessas anotações surgiu o romance Fiel, publicado pela Objetiva em 2014. Em 2015, foi convidado para integrar o grupo de redatores da novela Malhação, da TV Globo. Foi diretor de reportagem do programa Aglomerado, da TV Brasil, e produtor da Cufa – Central Única das Favelas. Fundou o C.R.I.A., Centro Revolucionário de Inovação e Arte, e o Marginow, com a proposta de dar visibilidade aos artistas da periferia. Em 2019, publicou, pela Alfaguara, seu segundo romance, Efetivo variável. Atualmente, Jessé Andarilho realiza palestras em todo o Brasil, contando um pouco da sua história e mostrando como sua vida foi transformada pela literatura.
- Seções em destaque
- Da Casa
- Diários do isolamento
- Entrevista
- Eventos
- Lançamentos
- Listas
- Notícias
- Rádio Companhia
- Sala do Editor