" />

Dicas de livros sobre meio ambiente e sustentabilidade

O Dia da Terra, comemorado no dia 22 de abril, tem como objetivo disseminar uma consciência comum aos problemas da conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger nosso planeta. Para repensarmos a nossa relação com o meio ambiente e chegarmos a soluções sustentáveis, selecionamos uma lista com dicas de leituras que abordamo o tema em diferentes perspectivas. Confira:

 

Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak

Neste livro, Ailton Krenak critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma "humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô".

 

Como salvar o futuro, de André Carvalhal

Com capítulos que abordam faces dos desafios que estão presentes em nossa vida, este livro é essencial para quem tem esperança de salvar o futuro começando hoje.

 

Com que roupa?, de Giovanna Nader

Com dicas práticas de como viver de maneira mais sustentável, Giovanna Nader mostra ao leitor que a moda é um instrumento de revolução e que cada um de nós tem seu papel na tarefa coletiva de salvar o planeta.

 

Como evitar um desastre climático, de Bill Gates

Este livro propõe um plano abrangente, prático e acessível para zerar a emissão de gases de efeito estufa e evitar uma catástrofe climática.

 

A terra inabitável, de David Wallace-Wells

Best-seller do New York Times, uma reportagem corajosa e desafiadora sobre os problemas que o século XXI enfrentará por conta do aquecimento global.

 

O século da escassez, de Marussia Whately e Maura Campanili

A obra convida estudantes, poder público, ambientalistas e a população em geral a refletirem juntos sobre a escassez da água em diversas partes do mundo.

 

A queda do céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert

Relato de xamã Yanomami revela a riqueza e as lutas dos povos da floresta em livro de gênero único.

 

A história das coisas, de Annie Leonard

Este livro explica como bens e artigos são produzidos, distribuídos e consumidos e o que acontece depois que jogamos tudo isso no lixo.

 

Chico Mendes - Crime e castigo, de Zuenir Ventura

Este livro reúne reportagens escritas por Zuenir Ventura a respeito do maior líder ambientalista que o Brasil já teve.

 

Banzeiro Òkòtó, de Eliane Brum

Eliane Brum mescla relato pessoal e investigação jornalística para escrever um livro urgente de denúncia e em defesa da Amazônia, lugar que adotou como casa e de cuja luta pela sobrevivência participa ativamente.

 

A espiral da morte, de Claudio Angelo

Um trabalho de fôlego e apuração detalhada que tenta desvendar como sobreviver às consequências nefastas do aquecimento global.

 

Como ser um bom ancestral, de Roman Krznaric

Que legado deixaremos para nossos filhos, netos e bisnetos? Essa talvez seja a grande questão que enfrentamos hoje – e o desafio de respondê-la levou o renomado filósofo Roman Krznaric a escrever este livro inspirador e repleto de casos de sucesso.

 

Uma força para o bem, de Daniel Goleman

O testamento espiritual, político e social do Dalai Lama escrito pelo autor de Inteligência emocional.

Neste post