Editando "Grande sertão: veredas": as ilustrações de Poty Lazzarotto

01/02/2019

 

Depois de divulgarmos a capa e expandirmos a leitura de Grande sertão: veredas com a cronologia de João Guimarães Rosa e um texto sobre o acervo do escritor mantido pelo IEB-USP, falemos sobre o projeto gráfico do romance. Com lançamento previsto para o dia 25 de fevereiro, a nova edição conta com ilustrações de Poty Lazzarotto (1924-1998), artista paranaense responsável pelas ilustrações de capa das primeiras edições deste e outros livros — como Corpo de baile e Sagarana.

Desenhados para a segunda edição de Grande sertão: veredas, de 1958, os mapas das regiões noroeste e nordeste de Minas Gerais, constelados de figuras e símbolos enigmáticos (confira detalhe acima), serão agora reproduzidos nas orelhas de nossa edição. O projeto gráfico conta também com intervenções originais de Poty, além de um logotipo da editora — que sempre conta com um veículo  — especial para o livro.

Todos esses desenhos de Poty, aliás, foram feitos sob orientação de Guimarães Rosa. O artista e o escritor mantinham constante diálogo para que os elementos visuais combinassem e enriquecessem a leitura das obras. A atenção dada por Poty ao conteúdo dos livros gerava um trabalho ímpar no mercado editorial de então, tendo ilustrado também obras de Euclides da Cunha, Jorge Amado, Dalton Trevisan e Darcy Ribeiro.

 

Uma breve biografia de Poty

Em 1924, nasce Napoleon Potyguara Lazzarotto, em Curitiba. O futuro artista plástico começa a desenhar desde cedo, publicando os quadrinhos do herói Haroldo, o Homem-Relâmpago aos 14 anos. Em 1942, Poty é premiado por Manoel Ribas, governador do Paraná, com uma bolsa para estudar na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Quatro anos depois, muda-se para a Europa, onde continua seus estudos artísticos. Contribui com ilustrações para diversos veículos, como a revista Joaquim, criada pelo escritor Dalton Trevisan, seu conterrâneo. Da década de 1960 em diante, além de contribuir com o projeto gráfico de importantes obras de nossa literatura, o artista desenvolve diversos murais, muitos deles em Curitiba, e também em outras partes do Brasil e no exterior. Poty faleceu de câncer em 1998, aos 74 anos, em sua cidade natal.

***

Este conteúdo foi enviado antes, com exclusividade, para os assinantes da newsletter sobre Grande sertão: veredasInscreva-se e receba os conteúdos das próximas semanas.

***

Leia a sinopse da edição

Publicado originalmente em 1956, Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, revolucionou o cânone brasileiro e segue despertando o interesse de renovadas gerações de leitores. Ao atribuir ao sertão mineiro sua dimensão universal, a obra é um mergulho profundo na alma humana, capaz de retratar o amor, o sofrimento, a força, a violência e a alegria.
Esta nova edição conta com novo estabelecimento de texto, cronologia ilustrada, indicações de leituras e célebres textos publicados sobre o romance, incluindo um breve recorte da correspondência entre Clarice Lispector e Fernando Sabino e escritos de Roberto Schwarz, Walnice Nogueira Galvão, Benedito Nunes, Davi Arrigucci Jr. e Silviano Santiago. Dispostos cronologicamente, os ensaios procuram dar a ver, ao menos em parte, como se constituiu essa trama de leituras.
A capa do volume é reprodução da adaptação em bordado do avesso do Manto da apresentação, do artista Arthur Bispo do Rosário, com nomes dos personagens de Grande sertão: veredas. O projeto gráfico conta ainda com desenhos originais de Poty Lazzarotto, que ilustrou as primeiras edições do livro.

 

www.companhiadasletras.com.br/gsv

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog