Especial Arthur Conan Doyle

Arthur Conan Doyle foi médico e escritor.

Sua obra contempla diversos gêneros como ficção científica, novelas históricas, poesia e não ficção. Seu maior reconhecimento vem dos contos e romances do detetive Sherlock Holmes e seu fiel parceiro e amigo, o dr.Watson. Os contos nunca deixaram de ser reimpressos desde que o primeiro deles foi publicado, em 1891, na Strand Magazine, e os romances foram traduzidos para quase todos os idiomas.

Centenas de atores encarnaram a dupla nos palcos, no rádio e nas telas; revistas e livros sobre o detetive são lançados todo ano; fã-clubes reúnem-se com regularidade. Infinitamente imitado, parodiado e citado, Holmes já foi identificado como uma das três personalidades mais conhecidas do mundo ocidental, ao lado de Mickey Mouse e do Papai Noel. Com seus recursos literários de Conan Doyle, oferece sempre uma narrativa que casa perfeitamente diálogo, descrição, caracterização e timing. A modéstia aparente de sua linguagem oculta um profundo reconhecimento da complexidade humana.

Essa foto em cores de Conan Doyle é graças à tecnologia e às artistas Sanna Dullaway e Dana Keller, que colorem fotos históricas e nos fazem sentir mais perto desse admirável escritor.

Veja também outros grandes nomes da literatura em fotos coloridas no site Ink Tank.

Apresentamos agora um personagem extraordinário do autor: O excêntrico professor Challenger

"Em A terra da bruma, tudo aquilo em que Challenger acredita é desafiado por estranhos fenômenos sobrenaturais que escapam à compreensão da lógica. A obra questiona o universo que o personagem conhece e marca a conversão do autor para o espiritismo." Via Mundo Sherlock 

Nesse livro, o professor e sua paixão pela observação e pelas evidências científicas são desafiados por fenômenos sobrenaturais. Instigado por sua corajosa filha e pelo amigo constante Edward Malone, o cético e irritadiço professor vê-se prestes a ter de aceitar que a morte pode não ser a fronteira final. Seu contato com o espiritismo põe em xeque todas as suas convicções anteriores.

O livro é lançamento de outubro da editora e faz parte da coleção Clássicos Zahar. Ainda tem dois contos protagonizados pelo professor Challenger: Quando o mundo gritou e A máquina de desintegração.

Essa edição comentada traz textos integrais, cuidadosa tradução, apresentação, notas explicativas, capa dura e cronologia da vida e obra de Conan Doyle. 

Todos os contos e romances com o personagem Sherlock Holmes foram publicados pela Zahar em 9 volumes.

Sherlock pelo mundo

Até abril de 2015, a exposição "O homem que nunca viveu, mais nunca morrerá" está em cartaz, no Museum of London, cidade na qual se passa maior parte das histórias de um dos detetives mais famosos da literatura.

Como The Observer publicou, esse livro "fascinante" é "o mais perto que podemos chegar de uma autobiografia de Hendrix". Uma ótima dica de presente para o Natal!

"As palavras de Jimi, sem censura e sem intereferências. Posso escutar sua voz em minha cabeça enquanto leio." Leon Hendrix

Organizado por Alan Douglas, produtor musical e amigo, e o documentarista Peter Neal, esse relato cronológico vai desde a infância, passando pela descoberta da música, a expulsão do colégio aos dezessete anos, o tempo que passou no exército, viagens, as bandas, shows, drogas, discriminação racial até a sua explosão como popstar. Apenas quatro anos foram suficientes para que Hendrix se tornasse um ídolo da música nos anos 60.

Foto do Alan Douglas e Leon Hendrix, irmão de Jimi, publicada na fanpage "Jimi Hendrix Starting At Zero: His own Story"

Lançado em setembro nos Estados Unidos, o filme "All Is By My Side" é a cinebiografia do guitarrista Jimi Hendrix, vivido por André Benjamin, membro da banda Outkast, que para interpretá-lo, precisou aprender a tocar como Hendrix, canhoto numa guitarra para destro. O filme é dirigido por John Ridley - que ganhou o Oscar neste ano na categoria de roteiro adaptado com o filme 12 anos de escravidão - e mostra a vida do músico entre 1966 e 1967 quando ele era um guitarrista de apoio desconhecido em Nova York e vai estourar como roqueiro em Londres.

Para quem não puder conferir de perto, assista ao vídeo da exposição e veja algumas fotos.

O site Deutsche Welle em português visitou a exposição e publicou uma entrevista com Anthony Horowitz, autor de A casa da Seda, primeiro romance autorizado para publicação pelo Conan Doyle Estate, entidade que administra e protege a obra do escritor. 

Em Surrey, na Inglaterra, a casa onde Conan Doyle viveu por uma década e escreveu 13 histórias de Sherlock Holmes foi salva da demolição por uma fundação que preserva prédios históricos, chamada Undershaw Preservation Trust, e se tornou um projeto que irá transformá-la em uma escola voltada para crianças especiais. Os amplos quartos que Conan Doyle construiu para cuidados médicos de sua esposa serão transformados em salas de aula e os jardins em piscinas e serviços de terapia.

O ator Ian McKellen divulgou a primeira foto dele como Sherlock Holmes na terceira idade, onde interpretará o personagem no filme Mr. Holmes, com direção de Bill Condon, que narra a aventura do detetive ao tentar reabrir um caso antigo aos 93 anos de idade.

“Mais de 70 atores já interpretaram Sherlock Holmes anteriormente. Agora ele tem 93 anos e é a minha vez”, escreveu McKellen em seu Twitter

 

Neste post