No último sábado, perdemos um grande autor e amigo, Luiz Paulo Horta. Jornalista, crítico musical e um dos maiores especialistas em religião da imprensa brasileira, publicou pela Zahar diversos livros, dentre os quais Música clássica em CD: Guia para uma discoteca básica e A música das esferas: Crônica dos anos 90, além de ter colaborado na edição do Dicionário Zahar de música, do Guia do ouvinte de múisica clássica e do Dicionário Grove de música." />

Imortal: Luiz Paulo Horta

No último sábado, perdemos um grande autor e amigo, Luiz Paulo Horta. Jornalista, crítico musical e um dos maiores especialistas em religião da imprensa brasileira, publicou pela Zahar diversos livros, dentre os quais Música clássica em CD: Guia para uma discoteca básica e A música das esferas: Crônica dos anos 90, além de ter colaborado na edição do Dicionário Zahar de música, do Guia do ouvinte de múisica clássica e do Dicionário Grove de música.

Seu último livro, A Bíblia: Um diário de leitura, é fruto de mais de dez anos de pesquisas em um grupo de estudos que mantinha em sua própria casa. Horta preparava mais publicações sobre religião. Nossa diretora editorial, Cristina Zahar, falou sobre a obra a O Globo:“Estávamos num intenso intercâmbio, com projetos para três livros. É importante dizer que ele estava no auge de sua produtividade. Falamos na quinta á noite, sobre detalhes do novo livro sobre as transformações na igreja, com o novo papa, que eu ainda pretendo lançar. Ele chegou a escrever uma parte e deixou claro o que gostaria de fazer. Nos dois temas que ele mais atuava, tanto na música clássica, quanto na religião, tenho certeza que não temos substitutos. Como essa transmissão de conhecimentos que ele era capaz de fazer. Ele deixa uma colaboração incrível para as estantes nacionais, deixa importantes livros”.

O autor ocupou desde 2008 a cadeira № 23 da Academia Brasileira de Letras, cujo primeiro titular foi Machado de Assis.

Sentimos a perda de um amigo que vai fazer enorme falta no cenário intelectual brasileiro.

A missa de sétimo dia será realizada na próxima quinta-feira, dia 8, às 19h, na igreja do Colégio Santo Inácio, à rua S. Clemente 226 - Botafogo.

Neste post