Nuccio Ordine em São Paulo
“Os jovens deveriam ter uma formação que lhes desse cultura e senso crítico. A cultura é uma ferramenta para liberdade. ”
Filósofo e professor de literatura italiana na Universidade da Calábria, Nuccio Ordine está no Brasil para uma série de palestras. A primeira participação do autor de A utilidade do inútil foi no Café Literário da Bienal do Livro Rio, em mesa que levou o nome do seu livro e ao lado de Ana Maria Machado e Marco Lucchesi.
Já na próxima quarta-feira, 6 de setembro, Ordine participa da conferência Precisamos falar sobre humanidades ao lado de Fernando Schüler, professor titular da Cátedra Insper e Palavra Aberta, no INSPER, em São Paulo, às 10h30, seguida de sessão de autógrafos.
O evento é uma parceria entre o INSPER, a Revista Época e a Zahar.
SOBRE O LIVRO
A obra mostra como a lógica utilitarista, o culto da posse, e os atuais mecanismos econômicos, põem em perigo a criatividade e diversos valores. Os saberes considerados "inúteis" são indispensáveis para o crescimento da humanidade.
O livro traz diversas referências e citações de autores clássicos, além de um ensaio do educador americano Abraham Flexner, pela primeira vez traduzido para o português. A utilidade do inútil é um verdadeiro manifesto a favor dos clássicos e de um mundo mais humanista.
- Seções em destaque
- Da Casa
- Diários do isolamento
- Entrevista
- Eventos
- Lançamentos
- Listas
- Notícias
- Rádio Companhia
- Sala do Editor