" />

Nuccio Ordine no Brasil

“O saber apresenta-se por si mesmo como um obstáculo ao delírio da onipotência do dinheiro e do utilitarismo. É bem verdade que tudo se pode comprar. De parlamentares a juízes, do poder ao sucesso, tudo tem seu preço. Mas não o conhecimento: o preço a ser pago para conhecer é de outra natureza. Nem mesmo uma assinatura num cheque em branco poderá nos dar a permissão de adquirir mecanicamente aquilo que é fruto exclusivo de um esforço individual e de uma paixão que não se esgota. Resumindo, ninguém, senão nos mesmos, poderá realizar o cansativo percurso que nos permitirá aprender.”

Nuccio Ordine

Filósofo e professor de literatura italiana na Universidade da Calábria, Nuccio Ordine vem ao Brasil em março a convite do CBPF, da COPPE/UFRJ e da UFRGS para lançar o livro A utilidade do inútil, e participar de conferências nas regiões Sudeste e Sul.

O livro mostra como a lógica utilitarista, o culto da posse, e os atuais mecanismos econômicos, põem em perigo a criatividade e diversos valores. Os saberes considerados "inúteis" são indispensáveis para o crescimento da humanidade. A obra traz diversas referências e citações de autores clássicos, além de um ensaio do educador americano Abraham Flexner, pela primeira vez traduzido para o português.

De acordo com Ordine, útil é tudo aquilo que nos ajuda a ter uma vida mais plena e um mundo melhor. Para o autor, as escolas e universidades deveriam se tornar centros de resistência a lógica do lucro e da pressa impostos no mundo em que vivemos, justamente porque o conhecimento e o aprendizado não podem ser apressados.

Em recente entrevista para o jornal da UFRGS, Ordine disse: “A cultura enriquece todos os seus protagonistas. Por isso, penso que, em um mundo como o nosso, que se funda unicamente no lucro e no utilitarismo, as escolas e as universidades deveriam reagir. Deveriam ser um lugar de resistência. Entretanto, as coisas não se passam assim. Se quisermos mudar a sociedade e as coisas, devemos transformar primeiro a escola e a universidade.”

Confira a agenda do autor no Brasil:

RIO DE JANEIRO

2/3 | 18h: Conferência "A utilidade dos saberes inúteis", no Centro Brasileira de Pesquisas Físicas (CBPF).

Endereço: rua Dr. Xavier Sigaud 150 – Urca tel.: (21) 2141-7100

3/3 | 14h: Conferência "Cosmologia, filosofia, e literatura em Giordano Bruno", na COPPE/UFRJ

Endereço: Avenida Horácio Macedo, 2030, Ilha do Fundão, Bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia tel.: (21) 3622-3477

 

SÃO PAULO

8/3 | 9h30: Conferência "A utilidade dos saberes inúteis", na Faculdade de São Bento. Largo de São Bento, s/no, Centro.

tel.: (11) 3328-8796

 

CAXIAS DO SUL

8/3 | 19h: Conferência "A utilidade do inútil -reflexões sobre a educação atual", com mediação de Renato Henrichs e Jayme Paviani

Endereço: Universidade de Caxias do Sul (UCS) rua Francisco Getúlio Vargas 1130 – Petrópolis tel.: (54) 3218-2100

 

PORTO ALEGRE

10/3 | 10h: Aula magna "A utilidade dos saberes inúteis", na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Endereço: av Paulo Gama 110 – Farroupilha tel.: (51) 3308-6000

 

CAMPINAS

10/3 | 18h: Conferência "A utilidade dos saberes inúteis"

Endereço: Centro Cultural do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo tel.: (19) 3521-7000

 

Neste post