Os 15 posts de literatura infantil mais lidos de 2019

 

Polêmicas e nova apresentação das obras de Monteiro Lobato, feminismo, racismo, contos árabes, mundo islâmico, evolução das histórias em quadrinhos. Esses assuntos e as reflexões trazidas por eles foram os preferidos na leitura de pais, educadores, mediadores e profissionais do livro infantil no ano passado. O levantamento diz respeito às reportagens e entrevistas de 2019 que despertaram mais curiosidade dos leitores no Blog da Letrinhas, espaço da Companhia dedicado a debater sobre leitura, literatura infantojuvenil e educação. Se você também se interessa por um desses temas, e ainda não leu essas matérias, não deixe de conferir o que fez sucesso:

 

Ilustração Marcelo Tolentino

 

1. Como trabalhar Monteiro Lobato em sala de aula

Pesquisadores de literatura infantil explicam como abordar desafios de linguagem, propor leituras interdisciplinares e discutir questões polêmicas da obra lobatiana.

2. A nova cara da turma do Sítio do Picapau Amarelo

A ilustradora carioca Lole conta como recriou as personagens de Monteiro Lobato em um universo onírico para a nova edição de “Reinações de Narizinho”.

3. As mil e uma lições de Aladdin

Com o lançamento do filme Aladdin, conversamos com o autor e professor Anderson França sobre as lições trazidas pelo personagem de "As mil e uma noites".

4. Um abecedário de mulheres extraordinárias

As autoras de Extraordinárias e do lançamento ABCDelas conversam sobre um ponto comum entre seus livros: a visibilidade de grandes mulheres da história.

5. Minhas memórias de Lobato

A cartunista Laerte, o roteirista Flavio de Souza e a escritora Noemi Jaffe, entre outros convidados, destacam trechos memoráveis da obra lobatiana.

6. Uma nova leitura das histórias em quadrinhos

Saiba mais sobre essa linguagem tão atraente entre crianças e adolescentes, dentro e fora da escola.

7. Do que (não) falamos quando (não) falamos de racismo

Heloisa Pires Lima, Kiusam de Oliveira e Magno Faria, especialistas em literatura envolvidos no debate de questões raciais, falam de Lobato e racismo.

8. A aula de Marjane Satrapi em Persépolis

Gênero autobiográfico, linguagem em quadrinhos, Revolução Islâmica, religião e diferentes formas de governo: como abordar a obra da artista iraniana na escola?

9. Para educar crianças feministas

A partir de questionamentos acerca da obra de Chimamanda Ngozi, quatro mães contam suas visões de feminismo na criação de meninas e meninos.

10. Como formar crianças leitoras na era digital?

A pesquisadora Maryanne Wolf trata dos desafios e das mudanças nos modos de ler da infância contemporânea no livro O cérebro no mundo digital.

11. O Pequeno Príncipe e suas lições de infância

Pesquisadora da obra de Saint-Exupéry, Mônica Cristina Corrêa grava vídeos sobre uma das mais famosas obras da literatura infantil universal.

12. As muitas Emilias criadas pelos ilustradores

Conheça as diversas versões ilustradas da boneca de pano tagarela criada pelo escritor paulista Monteiro Lobato, pai da turma do Sítio do Picapau Amarelo.

13. Quais os perigos da internet para os jovens?

"Se quisermos entender as adolescentes, precisamos entender as redes sociais", conta Brenda Fucuta, autora do livro Hipnotizados.

14. Como formar uma comunidade escolar leitora?

Para formar leitores críticos na escola, saiba como professores, funcionários, alunos e familiares podem colaborar para a promoção da cultura escrita.

15. Radiografia de prêmios literários internacionais

Conheça os principais prêmios, selos e troféus no Brasil e no exterior que agraciam autores, ilustradores e obras voltadas ao público infantojuvenil.

 

Neste post
Acesse a Letrinhas nas redes sociais