" />

Os maiores problemas matemáticos de todos os tempos", de Ian Stewart

No dia 23/10 chega às livrarias Os maiores problemas matemáticos de todos os tempos, do renomado professor e pesquisador Ian Stewart.

Com seu estilo claro e entusiasmado, o professor percorre três milênios de história para apresentar os mais grandiosos e desafiadores problemas da matemática, descrevendo suas origens e explicando por que são tão importantes para a ciência. Alguns ficaram sem resposta por anos ou até séculos. E há ainda os que estão por ser desvendados! No final, Stewart propõe a resolução de doze problemas não solucionados que devem atravessar o século XXI. Que tal esse desafio?

Leia um trecho do livro: http://bit.ly/1qKhCuu. E compre o lançamento na pré-venda! Ian Stewart é autor de diversos livros sobre a matemática publicados pela Zahar: Em 17 equações que mudaram o mundo, por exemplo, o autor demonstra como as equações fazem parte das nossas vidas desde a antiguidade até os dias de hoje. Já em Incríveis passatempos matemáticos e em Aventuras matemáticas, o leitor encontra uma dose de jogos, charadas e histórias tiradas de sua coleção particular, além de informações e curiosidades divertidas que não se aprendem na escola.

Stewart é um ativo pesquisador e divulgador da matemática, e possui uma coluna mensal na revista Scientific American. Em entrevista exclusiva publicada anteriormente neste blog, o autor fala sobre sua preocupação em divulgar e popularizar a matemática em sua coluna:

"Quando eu estava escrevendo a coluna, me dei conta de que mais pessoas liam os artigos mensais do que o número total de pessoas que liam cada artigo científico divulgado por cada matemático do meu departamento. Então, tudo o que escrevi teve muita leitura. Os temas não eram tão sérios quanto um artigo de pesquisa, mas a grande leitura significava que eu podia atingir um grande número de pessoas. E atrás da maior parte da matemática recreativa há ideias sérias, apenas apresentadas de uma forma mais divertida. Então, acredito que é possível dizer que a coluna é uma forma efetiva de mostrar às pessoas porque a matemática é interessante, útil e importante."

 

 

Neste post