Rádio Companhia #121 - O Brasil dobrou à direita: com Jairo Nicolau, Maria Hermínia Tavares e Daniela Campello

10/10/2020

Às vésperas das eleições municipais de novembro e já em meio à campanha presidencial para 2022, ainda é difícil entender com muita clareza o que se passou politicamente no Brasil nos últimos tempos. E, mais especificamente, como explicar o fenômeno eleitoral que atropelou o país em 2018?

Para tentar compreender o que houve, o cientista político Jairo Nicolau, estudioso do processo eleitoral brasileiro, mergulhou nos resultados oficiais divulgados pelo TSE e nos dados de pesquisas de opinião das últimas eleições atrás de respostas. Qual o perfil dos eleitores de Jair Bolsonaro? De que segmento social fazem parte? Qual a sua escolaridade, idade, gênero e religião? Em suma: quem votou em Bolsonaro?

O resultado é O Brasil dobrou à direita, livro fundamental em que Jairo utiliza gráficos e dados comparativos para fazer uma radiografia do surpreendente desempenho de Jair Bolsonaro e do PSL nas eleições de 2018, esmiuçando pontos centrais como: a relação entre tempo de TV, dinheiro e voto; as redes sociais; o voto das mulheres e dos evangélicos; o voto por regiões, estados e cidades.

Neste episódio da Rádio Companhia, Jairo conversa com duas analistas que têm dado grande contribuição ao debate político e socioeconômico no país. Maria Hermínia Tavares, professora titular aposentada de ciência política da USP, pesquisadora do Cebrap e colunista da Folha de SP. E Daniela Campello: professora associada da FGV/Ebape (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas).

***

Apresentação: Mariana Figueiredo e Mauro Gaspar

Roteiro: Mauro Gaspar

Edição: Paulo Júnior

***

Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog