Nina Horta escreveu sobre assuntos diversos relacionados à comida, desenvolvendo em seus textos um estilo único que trazia ao tema um olhar sensível e humanizador. Ganhou fama de cozinheira de mão cheia com seu bufê Ginger, responsável pela deliciosa comida de muitas festas paulistanas. Nos deixou em outubro do ano passado, época em que o selo Companhia de Mesa estava prestes a relançar o clássico Não é sopa, desta vez com comentários da autora — escritos já no fim de sua vida — impressos nas margens das páginas do livro." />

Rádio Companhia #123 - Uma homenagem a Nina Horta • Episódio 2

Com muita simpatia e um jeito só dela, Nina Horta escreveu sobre assuntos diversos relacionados à comida, desenvolvendo em seus textos um estilo único que trazia ao tema um olhar sensível e humanizador. Ganhou fama de cozinheira de mão cheia com seu bufê Ginger, responsável pela deliciosa comida de muitas festas paulistanas. Nos deixou em outubro do ano passado, época em que o selo Companhia de Mesa estava prestes a relançar o clássico Não é sopa, desta vez com comentários da autora — escritos já no fim de sua vida — impressos nas margens das páginas do livro.

Prestando um tributo à Nina, a Rádio Companhia traz dois episódios regados de história, depoimentos de pessoas importantes para a sua trajetória, e, claro, muita gastronomia. Além disso, falamos também sobre o clássico Não é sopa e as surpresas contidas nas páginas de sua nova edição.

Contribuíram para o episódio com seus depoimentos: Dulce Horta, filha da Nina; Laura Horta, neta da Nina; Ursula Troncoso, neta da Nina; Pedro Horta Vainer, neto de Nina; Maria Emilia Bender, primeira editora da Nina na Companhia das Letras; Luiz Horta, jornalista especializado em vinho e gastronomia, amigo de longa data; Ana Soares, chef de cozinha; Neide Rigo, nutricionista e colunista do Caderno Paladar do Estadão; Maria Eugenia Longo, responsável por ilustrar a coluna de Nina Horta na Folha de S. Paulo por anos; Sofia Carvalhosa, assessora de comunicação especializada em gastronomia e cultura; Carlos Alberto Dória, doutor em sociologia, especializado em sociologia da alimentação; Arnaldo Lorençato, editor sênio de gastronomia; Alex atala, chef de cozinha; Joyce Pascowitch, jornalista e fundadora do Grupo Glamurama; Helena Rizzo, chef de cozinha; Luiza Fecarotta, jornalista.

***

Apresentação: Mariana Figueiredo

Roteiro: Patricia Moll

Produção: Tamiris Busato

Edição: Paulo Júnior

***

Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

Neste post