Rádio Companhia #125 - "Um apartamento em Urano": conversa sobre o livro de Paul B. Preciado

Lançado este ano pela Editora Zahar, Um apartamento em Urano reúne uma seleção das "crônicas da travessia" de Paul B. Preciado, um dos pensadores mais radicais e indispensáveis da atualidade. Produzidos na última década, os textos acompanham seu processo de transição de gênero e podem ser lidos como um diário dessa passagem. Para nos aprofundarmos um pouco mais na obra do filósofo espanhol, o episódio #125 da Rádio Companhia vai abordar o livro Um apartamento em Urano e os processos contemporâneos de transformação política, cultural e sexual.

Participam da conversa Sabine Passareli, Camila Bastos, Ariel Nobre e Paula Garcia, que fez a mediação do debate. Abaixo, saiba mais sobre cada uma das pessoas convidadas:

Travesti não binária, SABINE PASSARELI SIMÕES é graduada como Terapeuta Ocupacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve abordagens em Saúde Mental através de processos de performance e arte educação. A partir de métodos interdisciplinares da Terapia Ocupacional, tem a presença como sua principal ferramenta para pensar e desenvolver autonomia e liberdade.

CAMILA BASTOS BACELLAR é artista, cientista social, professora e pesquisadora. Doutora em Artes Cênicas, com ênfase nos estudos da performance, pela UNIRIO. Concluiu o mestrado sob orientação de Paul B. Preciado, no Programa de Estudios Independientes do Museo d’Art Contemporani de Barcelona. Possui graduação em Ciências Sociais pela UFRJ e em Artes Cênicas pela UNIRIO. Em 2019/2020 foi professora substituta do departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF). É sapatão, feminista y bruxa. Se ocupa das encruzilhadas que nos perguntam: como habitar o corpo?

ARIEL NOBRE é idealizador do Projeto “Preciso Dizer que Te Amo - campanha de valorização da vida de homens trans”, atuante desde 2015. Em 2018, realizou o curta-metragem de mesmo nome que ganhou em 2019 o Prêmio de Melhor Filme no Goiânia Mostra Curtas e foi indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O projeto consiste em escrever cotidianamente a frase Preciso Dizer que Te Amo no mundo para a lembrar ele do valor da vida trans publicamente. Ariel já registrou a sentença mais de 10 mil vezes durante 5 anos. É co-autor da Via Crucis, fotobiografia anexada ao acervo oficial do Museu Nacional da República em Brasília com mais de 12 exposições no Brasil, na Suíça e na França. A obra aproxima a sua transição de gênero com a paixão de Cristo e a páscoa, ou seja, a passagem da morte para a vida. É ativista pela prevenção ao suicídio sistemático da população trans por meio da arte. Assista ao filme “Preciso Dizer que Te Amo”: https://youtu.be/uflTFLF7eHo.

Artista e pesquisadora, PAULA GARCIA é mestre em Artes Visuais pela FASM-SP e bacharel em Artes Plásticas pela FAAP. Suas pesquisas e experiências artísticas enfocam performance e curadoria em performance. Atua como artista, curadora independente e curadora de projetos do MAI – Marina Abramovic Institute. Confira algumas de suas exposições mais recentes: Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI – Curator: Marina Abramovic e Paula Garcia – SESC Pompéia, São Paulo. (2015); The artist is an explorer – Curador: Marina Abramovic / Beyeler Foundation – Basel (2014); The Big Bang : 7 Bienal El Museo del Barrio – Curadoria: Chus Martinez / Rocío Aranda-Alvarado / Raúl Zamudio – El Barrio Museum, New York (2013/2014); The 19th Annual Watermill Center Summer Benefit – Walter Mill, New York (2012);

***

Apresentação: Mariana Figueiredo Produção: Mauro Gaspar Mediação: Paula Garcia Edição: Paulo Júnior

***

Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

Neste post