Rádio Companhia #136 - Minha Luta, de Karl Ove Knausgård, por Alejandro Chacoff e Natalia Timerman

04/04/2020

Definida pelo jornal The Guardian como um dos “maiores feitos literários de nossos tempos”, a série de autoficção Minha Luta chegou ao fim em 2020 com a publicação de seu sexto volume. Fenômeno internacional de crítica e público, nesse projeto monumental Karl Ove Knausgård apresenta os detalhes mais íntimos de sua vida, da infância até o momento em que decide transformar a própria existência em livro.

Neste episódio da Rádio Companhia, Alejandro Chacoff, autor do romance Apátridas e de textos sobre Knausgård, e Natalia Timerman, médica psiquiatra e escritora, conversam sobre as tantas questões que o texto do escritor norueguês trazem para a literatura, a psicologia e a ética.

Saiba mais sobre O fim, último volume da série: Knausgård examina a vida, a morte, o amor e a literatura com um rigor ímpar e contabiliza os custos e as consequências de seu gigantesco projeto literário de autoficção, que sempre envolveu riscos – afinal, ele testa os limites entre o público e o privado o tempo todo. Em O fim acompanhamos o escritor diante da pressão do reconhecimento literário e da repercussão muitas vezes devastadora de seus primeiros livros. Mas há também um longo ensaio sobre Hitler, o poder da linguagem, questões de identidade e outras questões estéticas. O fim é o arremate genial desse feito sem paralelos.

***

Apresentação: Mariana Figueiredo Edição: Paulo Júnior

***

Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog