Rádio Companhia #146 - "O último gozo do mundo", por Bernardo Carvalho e Camila von Holdefer

As distâncias e os pontos de contato entre o pessoal e o coletivo, entre a narrativa individual e a histórica, ocupam o centro de O último gozo do mundo, novo livro de Bernardo Carvalho, publicado pela Companhia das Letras em maio.

Podemos distinguir as causas dos efeitos? O que restou de humanidade num Brasil dominado pela morte? Podemos ter um projeto comum de futuro sem um relato coerente do passado? Essas são algumas das questões levantadas pelo autor ao longo da obra.

Para falar sobre esses e outros pontos tocados pela narrativa eletrizante de O último gozo do mundo, a Rádio Companhia recebe nesta semana Bernardo Carvalho e a crítica literária Camila von Holdefer. Eles conversam também sobre as outras obras do autor, a literatura e o papel dela nos debates atuais da sociedade, escrita, processos e muito mais.

Saiba mais sobre O último gozo do mundo: A história de uma professora de sociologia que vê seu casamento desmoronar pouco antes do início de uma pandemia global. Uma distopia com ares de fábula e manifesto. Presa de um tempo em que "a leitura do mundo tornou-se descontínua e episódica", a protagonista desta novela parte, com o filho pequeno, numa jornada para um retiro no interior profundo do Brasil. Lá, mora um homem que passa a prever o futuro depois de ter sobrevivido ao vírus ameaçador.

***

Apresentação: Mariana Figueiredo

Edição: Paulo Júnior

***

Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

Neste post