Rádio Companhia #153 - Clube Rádio Companhia - Anatomia de um julgamento

31/07/2021

Anatomia de um julgamento: Ifigênia em Forest Hill, de Janet Malcolm, foi o livro lido para o Clube Rádio Companhia em julho!

Participaram do bate-papo: Enrico Sera, que apresentou o episódio; Thaís Britto, assessora de imprensa do Grupo Companhia das Letras; Camila Berto, editora da casa; e a jornalista Fabiana Moraes, jornalista que tem pesquisas acadêmicas e reportagens voltadas para a questão da hierarquização social com foco na visibilidade de grupos vulneráveis e escreveu, entre outros, o livro O nascimento de Joicy.

Janet Malcolm, um dos maiores nomes do jornalismo americano, adentra outra grande história que merece ser contada. O caso parece ser muito simples: tudo leva a crer que a médica Mazoltuv Borukhova, judia ortodoxa da seita bucarana, mandou matar o marido porque perdeu a guarda da filha na separação do casal, que vivia no Queens, em Nova York. Mas para o olhar agudo e perscrutador da autora, nada é muito claro, nem exatamente o que parece. Aos poucos, Malcolm desvela a complexidade dos fatos e das pessoas, aponta para fios que permanecem soltos, sugere motivações obscuras e põe em dúvida o sistema judiciário dos Estados Unidos.

 

***


Outras referências citadas durante o episódio:
O jornalista e o assassino (Janet Malcolm)
A mulher calada (Janet Malcolm)
Ela disse (Jodi Kantor e Megan Twohey)
O fim do homem soviético (Svetlana Aleksiévitch)
Luanda, Lisboa, Paraíso (Djaimilia Pereria de Almeida)
O olho mais azul (Toni Morrison)
O nascimento de Joicy (Fabiana Moraes)
Tornar-se Palestina (Lina Meruane)
Praia dos Ossos
The People v. O. J. Simpson - American Crime Story
How to Get Away With Murder
The Newsroom
The Good Wife (Paramount Plus)

 

***

Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog