Rádio Companhia #164 - Anos de chumbo e outros contos, a estreia de Chico Buarque na forma leve

27/10/2021

Nesta semana, chega às livrarias o livro Anos de chumbo e outros contos, a estreia de Chico Buarque na narrativa curta. Ao longo de oito histórias, acompanhamos tipos característicos da sociedade brasileira. Seja num período no interior do Rio de Janeiro, ou numa interação com uma moradora de rua do Leblon, Chico Buarque se insere na melhor tradição da literatura urbana brasileira. A exemplo de Essa gente, seu último romance, ele coloca seus personagens para extrair da cidade o máximo da crueldade e aspereza possível.

Por isso, a Rádio Companhia dessa semana traz uma programação especial: a leitura do conto Copacabana pelo autor e uma conversa entre o crítico Alejandro Chacoff, que produziu o texto que acompanhou a divulgação de Anos de chumbo, e o jornalista Luiz Fernando Viana, autor da primeira resenha publicada no jornal O Globo. A edição também conta com a participação da jornalista e tradutora Mariana Delfini, mestre em literatura pela USP e pesquisadora da obra de Clarice Lispector, que vai falar um pouco sobre o conto Para Clarice Lispector, com candura.

Saiba mais sobre Anos de chumbo e outros contos:
Uma jovem e seu tio. Um grande artista sabotado. Um desatino familiar. Uma moradora de rua solitária. Um passeio por Copacabana. Um fã fervoroso de Clarice Lispector. Um casal em sua primeira viagem. Um lar em guerra.
Imersos na elogiada atmosfera da ficção de Chico Buarque, caracterizada pela agudeza da observação e a oposição frequente entre o poético e o cômico, os oito contos que formam este volume conduzem o leitor pela sordidez e o patético da condição humana. Com alusões ocasionais à barbárie do presente, o autor ergue um labirinto de surpresas, em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio são elementos constitutivos da trama.
Em Anos de chumbo, Chico Buarque põe seu conhecido domínio da linguagem a serviço da concisão da forma. O resultado é arrebatador.

***


Apresentação: Mariana Figueiredo
Edição: Paulo Júnior

 

***

Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog