Rádio Companhia #167 - Todos os contos, de Julio Cortázar, com Gustavo Pacheco e Laura J. Hosiasson

10/11/2021

“A VERDADEIRA REVOLUÇÃO DE CORTÁZAR ESTÁ NOS CONTOS.” — MARIO VARGAS LLOSA

Qualquer pessoa que já se interessou por narrativas curtas, fez uma oficina de contos ou tentou entender os mecanismos internos de uma boa história, acabou se deparando com o nome dele. Julio Cortázar é inescapável: lança uma sombra por toda a literatura produzida na América Latina. São os seus contos que influenciaram gerações e gerações de brasileiros, latinos e europeus. O que os tornam tão sedutores?

Neste episódio da Rádio Companhia, convidamos dois entusiastas da obra do argentino a falarem sobre essas narrativas breves que, como disse Cortázar, devem vencer por nocaute — enquanto o romance deve ganhar por pontos. Participam da edição Gustavo Pacheco, autor de Alguns humanos e organizador de O conto não existe, com entrevistas de Sérgio Sant Anna, e Laura J. Hosiasson, professora da USP e especialista em literatura latino-americana.

Em dois volumes, capa dura e com mais de 1200 páginas, Todos os contos reúne a narrativa breve completa de Julio Cortázar, desde seus primeiros escritos em 1945 até os publicados pouco antes de sua morte, em 1984. O livro traz ainda um posfácio inédito em português sobre o Cortázar contista e dois textos seminais do autor argentino sobre a arte do conto. JÁ DISPONÍVEL.

***

Apresentação e edição: Paulo Júnior

***

Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog