Rádio Companhia #170 - Bob Dylan e suas letras

05/12/2021

Em 2016, o Prêmio Nobel de Literatura surpreendeu a todos. Ao invés de premiar algum escritor no sentido mais tradicional da palavra, a honraria máxima da literatura mundial foi para o norte-americano Bob Dylan por criar “novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana". A decisão não veio sem polêmica, mas fato é que Dylan é uma figura incontornável — e suas canções ajudaram a forjar a cultura pop do século XX.

Em 2017, a Companhia das Letras publicou o primeiro volume das letras completas do americano de Minnesota. Com tradução primorosa de Caetano Galindo, o livro trouxe ao leitor brasileiro a possibilidade de se aproximar de clássicos como "All Along The Watchtower" e "Blowin' In The Wind". Agora, em 2021, chega às livrarias o segundo volume das letras de Dylan, que compreende o período de 1975 a 2020, quando o músico lançou o seu segundo disco.

Para ajudar a decifrar Bob Dylan e suas letras, a Rádio Companhia conversa com o escritor e jornalista Arthur Dapieve, autor de Maracanazo: e outras histórias, vencedor do Prêmio Oceanos de 2016, e o jornalista e pesquisador Luiz Felipe Carneiro, criador do canal Alta Fidelidade no YouTube.

***

Apresentação: Mariana Figueiredo
Captação e edição: Paulo Júnior

 

***

Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog