" />

Rádio Companhia #176 - 100 anos de Ulysses

No marco dos 100 anos da publicação de Ulysses, a importância da grande obra do irlandês James Joyce resiste à passagem do tempo. Com suas experimentações de linguagem e fluxos de consciências bastante singulares, o livro alterou as definições do que se considerava um romance e até hoje é objeto de culto por leitores ao redor do mundo.

Para comemorar o centenário da obra, a Companhia acaba de lançar uma edição especial, que, além de contar com gravuras de Robert Motherwell – feitas para uma edição especial e limitada de 1988 –, possui amplo aparato crítico com textos inéditos de Dirce Waltrick do Amarante, Fábio Akcelrud Durão, Fritz Senn, John McCourt, Sandra Guardini Vasconcelos e Vitor Alevato do Amaral; além das resenhas escritas à época do lançamento por Louis Gillet e Joseph Collins. A consagrada tradução de Caetano W. Galindo ganha agora, após dez anos de sua publicação, uma cuidadosa revisão que faz com que a já saborosa prosa ganhe ainda mais brilho.

No episódio de hoje da Rádio Companhia, o podcast da Companhia das Letras, a apresentadora Thais Britto recebe três pessoas que fizeram parte da edição especial: Caetano Galindo, que é também autor de Sim, eu digo sim, um guia de leitura que detalha e organiza as referências presentes em Ulysses; Sandra Guardini, professora titular de literaturas de língua inglesa da Universidade de São Paulo (USP); e Vitor Alevato, professor de literaturas de língua inglesa na Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do grupo de pesquisa Estudos Joycianos no Brasil.

***

Apresentação: Thais Britto
Captação e edição: Paulo Júnior

***

Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, nas nossas redes sociais ou pelo WhatsApp (11) 94292-7189

Neste post