Rádio Companhia #178 - Semana de 22: destaques da Jornada Modernista

20/02/2022

O episódio da Rádio Companhia desta semana traz os destaques da Jornada Modernismos! O evento reuniu vinte e oito autores de Modernismos 1922-2022 que, divididos em sete mesas de debate, conversaram sobre a semana de 22 e seu legado. Assista a série de bate-papos completa.

No dia 13 de fevereiro de 1922, começava no Theatro Municipal de São Paulo um evento que ficaria marcado na história da cultura brasileira. A Semana de Arte Moderna foi um movimento de vanguarda que propunha renovar, experimentar e romper com o passado, trazendo novas ideias e linguagens para a arte brasileira. Cem anos se passaram e os reflexos do que aconteceu em fevereiro de 1922 seguem sendo discutidos, com direito a contradições, intrigas e polêmicas.

Saiba mais sobre Modernismos 1922-2022:
Para celebrar o centenário, a Companhia lançou uma série de livros que voltam à semana a partir de diferentes abordagens. No título “Modernismos 1922-2022” estão reunidos vinte e nove ensaios de pesquisadores que revisitam o movimento em campos diversos. Literatura, música, artes visuais, moda, urbanismo, sexualidade, raça, gênero, política e outros temas compõem um panorama caleidoscópico da modernidade e sua fulminante mas problemática inserção na cultura brasileira

***

Edição: Paulo Júnior
Apresentação: Thais Britto

 

***

Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog