

Rádio Companhia #73 - "Grande sertão: veredas", de João Guimarães Rosa, com Silviano Santiago, Érico Melo e Bia Lessa
Bem-vindo à Rádio Companhia, o podcast do Grupo Companhia das Letras. Aqui é Fabio Uehara e este é o septuagésimo terceiro programa, em que iniciamos uma série sobre Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Hoje ouviremos Silviano Santiago, Érico Melo e Bia Lessa que participam de uma série de entrevistas que você poderá ouvir aqui e também em vídeo.
Publicado originalmente em 1956, Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, revolucionou o cânone brasileiro e segue despertando o interesse de renovadas gerações de leitores. Ao atribuir ao sertão mineiro sua dimensão universal, a obra é um mergulho profundo na alma humana, capaz de retratar o amor, o sofrimento, a força, a violência e a alegria.
Esta nova edição conta com novo estabelecimento de texto, cronologia ilustrada, indicações de leituras e célebres textos publicados sobre o romance, incluindo um breve recorte da correspondência entre Clarice Lispector e Fernando Sabino e escritos de Roberto Schwarz, Walnice Nogueira Galvão, Benedito Nunes, Davi Arrigucci Jr. e Silviano Santiago.
E começamos com ele mesmo. Silviano nasceu em 1936, em Formiga (MG). Doutor em letras pela Sorbonne, Silviano começou a carreira lecionando nas melhores universidades norte-americanas. Transferiu-se posteriormente para a PUC-Rio e é, hoje, professor emérito da UFF. Por três vezes foi distinguido com o prêmio Jabuti. Pelo conjunto da produção literária, recebeu o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras e o José Donoso, do Chile. Sua vasta obra inclui romances, contos, ensaios literários e culturais. Pela Companhia das Letras, publicou Mil rosas roubadas, Machado, entre outros. Também é autor de Genealogia da ferocidade: Ensaio sobre Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa (Cepe, 2017).
O segundo convidado é Érico Melo. Doutor em literatura brasileira pela USP e pesquisador da obra de João Guimarães Rosa, Érico foi responsável pelo estabelecimento de texto, pesquisa iconográfica e cronologia da nova edição do romance.
E, para fechar, vamos ouvir Bia Lessa, que é diretora de teatro, ópera, shows e instalações. Bia comenta sua relação com a obra-prima de João Guimarães Rosa e as adaptações que realizou para o teatro, cinema e exposição.
Agradecemos a colaboração de Manuela Muzachio, que você ouve nesta última entrevista. Agradecemos também Maria Lutterbach e sua equipe pelo belo registro destas conversas, que você poderá encontrar em vídeo no canal da Companhia das Letras no YouTube: www.youtube.com/companhiadasletras
Para saber mais sobre Grande sertão: veredas, acesse o site especial: www.companhiadasletras.com.br/gsv
Gostaríamos de ouvir de você quais são as suas impressões sobre este livro emblemático. Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br
E na semana que vamos ouvir a segunda parte deste especial sobre Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Até lá!
Ouça também no iTunes, Deezer ou no Spotify. Ou no seu agregador de podcasts favorito. Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.
Produção e apresentação: Fabio Uehara
Edição e apresentação: Jose Barrichello
- Seções em destaque
- Da Casa
- Diários do isolamento
- Entrevista
- Eventos
- Lançamentos
- Listas
- Notícias
- Rádio Companhia
- Sala do Editor