Rádio Companhia #98 - Uma conversa com Patti Smith

26/11/2019

 

 

Patti Smith veio ao Brasil este mês para dois shows no Popload Festival. Ela ganhou fama na década de 70 principalmente pelo disco Horses, considerado precursor do punk, e pela música "Because the night", composta em parceria com Bruce Springsteen. Mas a musicista sempre nutriu um amor por livros e pela literatura, e chegou a trabalhar como livreira na juventude. Seu primeiro livro, Só garotos, foi publicado em 2010, e nasceu como forma de cumprir uma promessa que fez ao artista Robert Mapplethorpe, de que um dia contaria a história dos dois. Só garotos ganhou o National Book Awards e, desde então, Patti lançou mais três livros: Linha M, uma reflexão sobre suas viagens e paixões literárias, e os dois mais recentes que lançamos este ano: O Ano do Macaco, uma espécie de diário do ano de 2016, um dos mais turbulentos de sua vida, no qual ela perdeu dois amigos queridos, acompanhou as mudanças políticas no mundo e completou 70 anos. E o quarto livro é Devoção, um relato curto sobre uma viagem a Paris em que a autora questiona por que escrevemos, e de onde vêm as ideias para as histórias.

Neste episódio, você ouve o áudio original da conversa de Patti Smith com Fernanda Diamant (00:42 - 01:39), que aconteceu no Sesc Pompeia no último dia 14. E, antes disso, temos um bate-papo (00:00 - 00:42) com quatro pessoas que são grandes admiradoras da obra de Patti Smith: o jornalista e curador Alexandre Matias, Camila von Holdefer, tradutora de "O Ano do Macaco", Max Santos, responsável pelos eventos da Companhia, e Diana Passy, responsável pelo marketing do selo Seguinte.

 

Foto: Bob Wolfenson

***

Ouça no SoundCloud, Apple Podcasts, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito.

Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.

***

Apresentação: Mariana Figueiredo
Roteiro: Diana Passy
Captação de áudio: Fabio Uehara
Produção: Paulo Junior
Edição: Central 3

Agradecimentos: Sesc e Popload

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog