Silviano Santiago e Bernardo Carvalho estão entre os ganhadores do Prêmio Oceanos

29/11/2017

Silviano Santiago e Bernardo Carvalho estão entre os ganhadores do Prêmio Oceanos 2017, que anunciou o resultado na manhã de hoje, dia 29, em São Paulo. Com Machado, vencedor do Jabuti na categoria Romance, Silviano Santiago ficou com o segundo lugar do prêmio. Já Simpatia pelo demônio, de Bernardo Carvalho, divide o 4º lugar com Anunciações, da poeta portuguesa Maria Teresa Horta.

Pela primeira vez em 15 edições, uma mulher venceu o Prêmio Oceanos (antigo Portugal Telecom): o primeiro lugar é da portuguesa Ana Teresa Pereira, com o romance Karen. Em terceiro lugar está o poeta português Helder Moura Pereira, autor de Golpe de teatro. 

Em Machado, Silviano Santiago recria as últimas e dolorosas passagens da vida de Machado de Assis em romance audacioso e original. Viúvo e solitário, Machado de Assis sofre fortes dores e crises nervosas enquanto testemunha a modernização da antiga cidade do Rio de Janeiro, e encontra em Mário de Alencar, filho de José de Alencar, um precioso interlocutor. 

Romance mais recente de Bernardo Carvalho, em Simpatia pelo demônio o funcionário de uma agência humanitária é designado para levar o resgate que libertará o jovem refém de um grupo extremista islâmico. Enquanto espera para travar contato com os terroristas, o personagem revê o mais tortuoso episódio de paixão de sua vida: seu caso com um estudante mexicano em Berlim. Um livro profundo e cativante, em que política, humanidade e desejo compõem uma grande odisseia pessoal.

O Grupo Companhia das Letras tinha cinco autores entre os finalistas do Prêmio Oceanos, entre eles Elvira Vigna, com Como se estivéssemos em palimpsesto de putas, Sérgio Sant'Anna, com O conto zero e outras histórias, e Victor Heringer, com O amor dos homens avulsos.

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog