Um livro é o melhor presente: 8 clássicos da literatura

06/12/2016

Procurando o presente de Natal perfeito? Indicamos grandes clássicos da literatura para não ter erro! 

1. A montanha mágicade Thomas Mann

"Companhia, quando vai sair A montanha mágica?" Desde que anunciamos o lançamento da obra completa de Thomas Mann pela editora, não paramos de receber essa pergunta. E finalmente podemos dizer que A montanha mágica está em todas as livrarias! Em uma edição linda em capa dura (assim como os demais livros de Thomas Mann), a grande obra-prima do autor volta às livrarias com a impecável tradução de Herbert Caro revisada por Paulo Astor Soethe, especialista na obra de Mann que também assina o posfácio do livro. 

2. Hamlet, de William Shakespeare

Não tem como errar com Shakespeare. E em 2016 uma de suas tragédias incontornáveis ganhou nova tradução de Lawrence Flores Pereira, vencedor do Prêmio Jabuti de melhor tradução. Hamlet, uma trama de traição, loucura e vingança, é um dos momentos mais altos da criação artística mundial. E por isso “o príncipe da Dinamarca” é um presente de Natal perfeito para quem ama literatura e clássicos.

3. Sátiras e outras subversões, de Lima Barreto

Sátiras e outras subversões é o livro certo para quem já gosta das obras de Lima Barreto. Neste exemplar, o pesquisador Felipe Botelho Corrêa reúne textos inéditos em livro do autor de Recordações do escrivão Isaías CaminhaSão 164 textos publicados sob pseudônimos em periódicos, uma parte da obra de Lima Barreto que ficou completamente desconhecida por mais de um século. Para quem quer conhecer mais do autor que será homenageado na Flip 2017, este livro é uma leitura imperdível para os fãs de um clássico brasileiro. 

4. Tratado da vida elegante, de Honoré de Balzac

Para conhecer mais da obra do autor de A mulher de trinta anos, temos Tratado da vida elegante, uma seleção de textos de Balzac sobre a chamada “vida elegante”, que traz o olhar do escritor francês sobre temas como a moda, a cozinha, o uso de luvas e gravatas, além de observações sobre charutos e bebidas alcoólicas. Observações e prescrições - deliciosamente antiquadas e reveladoras da vida europeia do século XIX - a cargo de um dos maiores escritores de todos os tempos.

5. Um retrato do artista quando jovem, de James Joyce

Em 2016, um dos mais belos e clássicos romances de formação do século XX ganhou nova edição e tradução: por Caetano Galindo, nosso colunista aqui no blog e tradutor de Ulysses. Um retrato do artista quando jovem narra a infância e a juventude de Stephen Dedalus, alter ego literário de James Joyce. O personagem, que teria lugar de destaque no Ulysses, aparece aqui como um jovem em busca de identidade, seja ela artística, política ou pessoal. A experiência num internato jesuíta, onde conhece a teoria estética de São Tomás de Aquino, transformará Dedalus de forma irremediável e o colocará em contato com uma das mais belas epifanias artísticas já registradas num romance.

6. Dom Casmurrode Machado de Assis

Dom Casmurro é aquele presente que também carrega bastante utilidade. Isso porque a obra-prima de Machado de Assis eventualmente cai nos vestibulares brasileiros. Logo, esta edição da Penguin-Companhia é mais do que recomendada! Publicado em 1899, o livro permanece ainda hoje como um dos mais fascinantes estudos da traição. E o livro ainda contém textos de críticos como Roberto Schwarz e Susan Sontag, que consideram a obra de Machado como um dos momentos mais altos da prosa ocidental do final do século XIX e enriquecem ainda mais a sua leitura.

7. Os livros da selva, de Rudyard Kipling

Se revisitamos o clássico de Rudyard Kipling nos cinemas, por que não reencontrá-lo na literatura também? Personagem imortal da literatura, o menino Mowgli foi achado na selva e criado por uma loba. Para viver na floresta, ele precisava aprender mais do que caminhar sem fazer ruído ou enxergar no escuro. Sua forma humana, que de início parecia uma desvantagem, ajudou a transformá-lo em um caso único. Mowgli somou a sabedoria dos lobos e a inteligência dos homens para viver uma infância repleta de aventuras e descobrimentos. Muitos especialistas consideram Os livros da selva uma contraposição do universo infantil à vida adulta do trabalho. Ao longo de diversos contos, a sofisticação narrativa de Kipling e de seus personagens é capaz de emocionar leitores de todas as idades. 

8. Frankenstein ou O Prometeu moderno, de Mary Shelley

Quem não gosta de Frankenstein? O arrepiante romance gótico de Mary Shelley foi concebido quando a autora tinha apenas dezoito anos. A história, que se tornaria a mais célebre ficção de horror, continua sendo uma incursão devastadora pelos limites da invenção humana. Obcecado pela criação da vida, Victor Frankenstein saqueia cemitérios em busca de materiais para construir um novo ser. Mas, quando ganha vida, a estranha criatura é rejeitada por Frankenstein e lança-se com afinco à destruição de seu criador. Este volume é um presente especial por incluir todas as revisões feitas por Mary Shelley, uma introdução da autora e textos críticos de Percy B. Shelley e Ruy Castro. Há ainda um apêndice com textos de Lorde Byron e do dr. John Polidori sobre este clássico do horror.

Quer mais dicas? Participe do Companhia Indica e receba indicações personalizadas de leituras que são ótimos presentes. 

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog