Um livro é o melhor presente: 8 leituras de ficção

06/12/2016

Procurando o presente certo de Natal? Essas são as nossas dicas de ficção!

1. Enclausurado, de Ian McEwan

Através de um narrador inusitado, um dos maiores ficcionistas da atualidade cria uma história de intriga e mistério. Enclausurado é narrado por um feto que, dentro da barriga da mãe, ouve os seus planos com o amante para assassinar seu marido. Um dos lançamentos mais aclamados deste ano em ficção estrangeira, o novo livro do autor inglês Ian McEwan - que esteve no Brasil nas comemorações dos 30 anos da Companhia das Letras - é uma joia do humor e da narrativa fantástica. 

2. Galveiasde José Luís Peixoto

Galveias acabou de ganhar o Prêmio Oceanos de Literatura, um dos principais prêmios da língua portuguesa. Neste romance, José Luís Peixoto constrói o universo de um lugarejo quase parado no tempo, que subitamente se vê diante de um imenso mistério. Com grandes histórias e um elenco de personagens admiráveis, ele traça um retrato da vida rural portuguesa no início dos anos 1980, que vivia então um embate entre a tradição e a inevitável chegada da modernidade, em um momento economicamente difícil para o país. A história é baseada nas próprias lembranças do autor, que nasceu na aldeia que dá nome ao livro. Uma leitura emocionante para o fim de ano!

3. O inferno dos outrosde David Grossman

Mais uma literatura para os fãs do humor! David Grossman, que também esteve no Brasil em 2016, cria neste novo livro um humorista que expõe seus dramas mais profundos, convertendo o riso em melancolia. Em cima de um palco decadente de uma pequena cidade israelense, Dovale apresenta um show de stand up para alguns gatos pingados e um amigo de infância, seu convidado especial da noite. Enquanto faz piadas mais ou menos sagazes, no limite do politicamente correto e do bom gosto, passeando por temas tão amplos quanto o conflito Israel-Palestina e os palavrões proferidos por um papagaio, o comediante provoca o riso da plateia, mas também o desconforto. O inferno dos outros é um romance corajoso e atual, breve mas avassalador, de um dos maiores ficcionistas contemporâneos.

4. A história dos meus dentes, de Valeria Luiselli

Se você prefere não misturar riso com melancolia, outra dica de presente é A história dos meus dentes, de Valeria Luiselli, autora mexicana que esteve na Flip 2016. Uma narrativa engraçada e comovente sobre como as histórias que inventamos moldam a nossa vida e nossa identidade, o romance acompanha um curioso leiloeiro, Gustavo Sánchez Sánchez, mais conhecido como “Estrada”, que tem a missão de trocar todos os seus dentes. Ele se aperfeiçoa na arte do leilão, viaja o mundo e volta à sua cidade no México para construir a maior casa de leilões do mundo. Uma história divertida sobre o poder das palavras e o valor que elas conferem à nossa vida. 

5. Cinco esquinas, de Mario Vargas Llosa

Um Nobel de Literatura não poderia ficar de fora da nossa lista! Em Cinco esquinas, Vargas Llosa apresenta a trama sobre uma sociedade permeada pela corrupção e pelo jornalismo sensacionalista. A amizade de Marisa e Chabela se transforma quando, presas tarde da noite na casa de uma delas, as duas se veem sozinhas, deitam-se na mesma cama e, sem conseguir dormir, dão asas aos seus mais reprimidos desejos. Quique e Luciano, seus maridos e amigos de longa data, são empresários peruanos de sucesso e não desconfiam de nada. Ao receber a visita de um jornalista que possui fotos comprometedoras, ele se vê enredado num submundo de intriga e violência controlado pelas mais altas esferas do poder.

6. Ouça a canção do vento & Pinball, 1973, de Haruki Murakami

Este livro é um ótimo presente para qualquer fã de Murakami. Ouça a canção do vento & Pinball, 1973 reúne as duas primeiras novelas do escritor japonês, escritas em 1978. São duas histórias poderosas e levemente surreais, que tratam de amadurecimento, solidão e erotismo, no melhor estilo Murakami. E alguns personagens apresentados aqui também aparecem em outros grandes livros de Murakami, como Caçando carneiros e Dance dance danceAlém de ser a primeira tradução das novelas aqui no Brasil, a edição também é linda: em capa dura e com pintura lateral nas páginas. Um verdadeiro presente. 

7. Como ser as duas coisas, de Ali Smith

Inventiva e lúdica, Ali Smith oferece em Como ser as duas coisas um romance sublime que reafirma a força de uma das vozes mais originais e celebradas da ficção atual. A versatilidade da arte é o tema por trás das trajetórias de amor e injustiça que se espelham neste livro, dissolvendo gêneros, formas, tempos, realidades e ficções. Com técnica análoga à pintura de afrescos, Smith cria uma original história de duplos, protagonizada por um pintor renascentista dos anos 1460 e uma neta dos anos 1960. 

8. Atlas de nuvens, de David Mitchell

Atlas de nuvens certamente foi um dos livros mais pedidos aqui na Companhia das Letras. A tradução deste clássico contemporâneao de David Mitchell finalmente chegou às livrarias brasileiras em 2016. Neste que é um dos romances mais importantes da atualidade, David Mitchell combina o gosto pela aventura, o amor pelo quebra-cabeça nabokoviano e o talento para a especulação filosófica e científica na linha de Umberto Eco, Haruki Murakami e Philip K. Dick. Conduzindo o leitor por seis histórias que se conectam no tempo e no espaço - do século XIX no Pacífico ao futuro pós-apocalíptico e tribal no Havaí -, Mitchell criou um jogo de bonecas russas que explora com maestria questões fundamentais de realidade e identidade. A leitura perfeita para quem gosta de uma história mirabolante e, claro, muito bem escrita. 

Quer mais dicas? Participe do Companhia Indica e receba indicações personalizadas de leituras que são ótimos presentes. 

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog