Nas últimas semanas, cidades de todo o país tiveram suas ruas tomadas por protestos espontâneos, impulsionados por eventos e páginas no Facebook. Em agosto, a Zahar lança Redes de indignação e esperança, de Manuel Castells, considerado por Luciano Trigo em artigo para o portal G1 "um guia para o presente"." />

#vemprarua - Por que ler Manuel Castells é fundamental para compreender a onda de protestos no Brasil

Nas últimas semanas, cidades de todo o país tiveram suas ruas tomadas por protestos espontâneos, impulsionados por eventos e páginas no Facebook. Em agosto, a Zahar lança Redes de indignação e esperança, de Manuel Castells, considerado por Luciano Trigo em artigo para o portal G1 "um guia para o presente".

Teórico fundamental para a compreensão do atual contexto social, político e econômico e suas manifestações ainda pouco compreendidas no Brasil e no mundo, Castells teve importante papel no desenvolvimento da sociologia urbana Marxista. Nos anos 1980, introduziu o conceito de consumo coletivo no pensamento contemporâneo e, atualmente, é um dos pensadores mais relevantes para as reflexões sobre o capitalismo informacional, seus rumos e perspectivas.

O papel dos movimentos sociais no espaço público e livre proprocionado pela internet foi enfatizado pelo

sociólogo espanhol em sua recente vinda ao Brasil para o projeto Fronteiras do Pensamento. Sua presença na terceira conferência do ciclo de 2013 coincidiu com as primeiras manifestações em São Paulo, referência recorrente em sua fala. Leia transcrição e assista á versão em vídeo no site do projeto. A inevitável comparação eom os protestos que recentemente tomaram a praça Taksim, na Turquia, foi abordada também por Alexandre Matias, diretor de redação da revista Galileu.

Serviço:

Stefan Zweig, Vida e Obra - Encontros com Alberto Dines 3/6/2013 | segunda-feira | 18h30

Livraria da Vila - Shopping JK - av. Juscelino Kubitschek 2041

Itaim Bibi - São Paulo

Informações: (11) 5180-4790

10/6/2013 | segunda-feira | 18h30

Livraria Cultura - Cine Vitória - rua Senador Dantas 45

Centro - Rio de Janeiro

Informações: (21) 3916-2600

Neste post